PERFIL PSICOMOTOR DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL E COM DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os fatores biológicos somados à pobre estimulação ambiental e à falta de conhecimento e exploração das possibilidades corporais podem afetar a aprendizagem infantil. As dificuldades escolares podem estar relacionadas com deficiências de adaptação psicomotora, que engloba problemas de desenvolvimento motor, de dominância lateral, de organização espacial, de estabilidade emotivo-afetiva, que podem provocar alteração do comportamento infantil.O objetivo do estudo foi avaliar o grau de desenvolvimento psicomotor de crianças em situação de risco social de uma escola pública onde o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica encontra-se abaixo da média nacional. Participaram dessa pesquisa quarenta crianças, de 06 a 07 anos, de ambos os sexos. As crianças foram avaliadas por meio da Escala de Desenvolvimento Motor para a avaliação do desenvolvimento psicomotor. Verificou-se maior atraso no desenvolvimento motor no que se refere ao esquema corporal e à estruturação espacial, além do predomínio da lateralidade cruzada entre as crianças. Conclui-se que déficits em parâmetros psicomotores podem estar relacionados às dificuldades de aprendizagem e a baixa taxa de alfabetização apresentadas pelas crianças em situação de risco social, sendo que, o acompanhamento do perfil psicomotor de crianças em idade escolar é uma atitude preventiva, pois contribui para a formulação de estratégias que envolvam a vivência e expressão corporal de forma a facilitar o processo de alfabetização. Além disso, destaca-se o importante papel de fatores ambientais (social e escolar) e da exploração corporal no desempenho das crianças, sendo estes, primordiais para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras e aprendizagem adequada.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.