ESCOLA NOVA E JOHN DEWEY NA ARGUMENTAÇÃO DE AUTORES CATÓLICOS

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Marcus Vinicius da Cunha
Viviane da Costa

Abstract

O presente artigo versa sobre o discurso veiculado por seis obras de autores vinculados ao pensamento católico, publicadas no Brasil entre 1930 e 1960, as quais contêm argumentos críticos às propostas da Escola Nova e às concepções filosóficas, sociais e pedagógicas de John Dewey. O objetivo é elucidar as técnicas argumentativas utilizadas pelos autores, tomando por base a metodologia de análise oriunda de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, em Tratado da argumentação: a nova retórica , e de Stephen Toulmin, em Os usos do argumento.

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DA CUNHA, M. V.; DA COSTA, V. ESCOLA NOVA E JOHN DEWEY NA ARGUMENTAÇÃO DE AUTORES CATÓLICOS. Olhar de Professor, [S. l.], v. 9, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1465. Acesso em: 6 jul. 2024.
Section
Artigos em fluxo contínuo

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