Menino ou Menina? Gênero e Desenvolvimento Infantil

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Marcus Vinicius da Cunha

Resumo

Objetiva-se, por meio da pesquisa, identificar a importância das relações de gênero no desenvolvimento infantil. Numa pequena cidade do sertão pernambucano, busca-se a livre expressão de crianças no contexto social mais amplo, extrapolando-se os limites do lar e das relações parentais. Quanto aos subsídios teóricos do trabalho, articulam-se estudos de gênero - diferenciados de sexo - especialmente os de Nancy Chodorow com a teoria de desenvolvimento infantil freudiana. Na pesquisa, inserida na metodologia qualitativa, usamse estratégias de filmagens, entrevistas e interações sociais espontâneas como meios de acessar crianças, entre 2 e 7 anos de idade, em suas atividades cotidianas de brincadeiras de rua ou em situações educacionais de creches e escolas. Norteia-se a elaboração dos dados coletados pela leitura pontual das filmagens, em cuja organização consideram-se idade, gênero e as interações entre meninos e meninas. Como resultados, identifica-se e confirmase a diferenciação de comportamento entre os gêneros, a qual é caracterizada de acordo com a idade dos envolvidos, e constata-se que essa diferenciação pode ser estimulada por alguns valores ou práticas sociais, vinculados pela prática pedagógica. Observando-se atentamente a relação das crianças com as figuras adultas, verifica-se os efeitos de identificação secundária. Conclui-se que é importante a continuidade de estudos que correlacionem gênero e desenvolvimento infantil, seja para aspectos clínicos ou educacionais. Adicionalmente, recomenda-se uma reaproximação das teorias psicodinâmicas com o estudo das questões de gênero, na busca de subsídios para a educação.

 

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Como Citar
DA CUNHA, M. V. Menino ou Menina? Gênero e Desenvolvimento Infantil. Olhar de Professor, [S. l.], v. 7, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1417. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo

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