DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO: UM OLHAR À LUZ DA TEORIA PIAGETIANA

Main Article Content

Eliane Giachetto Saravali
Karina Perez Guimarães

Abstract

O artigo apresenta reflexões sobre conceitos importantes da teoria de Jean Piaget e suas implicações para as questões voltadas aos alunos que não aprendem. Discute a rotulação que o termo dificuldade de aprendizagem impõe ao estudante, abordando uma perspectiva desenvolvimentista e construtivista do problema. São apresentadas concepções teóricas a respeito das dificuldades de aprendizagem, bem como considerações sobre olhares diferenciados para essa questão, à luz da teoria piagetiana. Discute-se a importância do conhecimento do psicopedagogo sobre a temática, a fim de que sua atuação não se caracterize pela repetição de rótulos, mas pela consideração dos reais processos percorridos pelos alunos. Esse conhecimento deve ser conseqüência de uma formação sólida que fundamente o futuro profissional, sobretudo, nos momentos de avaliação e intervenção. Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem. Teoria piagetiana. Psicopedagogia. O artigo apresenta reflexões sobre conceitos importantes da teoria de Jean Piaget e suas implicações para as questões voltadas aos alunos que não aprendem. Discute a rotulação que o termo dificuldade de aprendizagem impõe ao estudante, abordando uma perspectiva desenvolvimentista e construtivista do problema. São apresentadas concepções teóricas a respeito das dificuldades de aprendizagem, bem como considerações sobre olhares diferenciados para essa questão, à luz da teoria piagetiana. Discute-se a importância do conhecimento do psicopedagogo sobre a temática, a fim de que sua atuação não se caracterize pela repetição de rótulos, mas pela consideração dos reais processos percorridos pelos alunos. Esse conhecimento deve ser conseqüência de uma formação sólida que fundamente o futuro profissional, sobretudo, nos momentos de avaliação e intervenção.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
SARAVALI, E. G.; GUIMARÃES, K. P. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO: UM OLHAR À LUZ DA TEORIA PIAGETIANA. Olhar de Professor, [S. l.], v. 10, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1491. Acesso em: 3 jul. 2024.
Section
Artigos em fluxo contínuo