Intervenção Pedagógica com jogos concretos e eletrônicos: o Quarto e a construção de estruturas lógicas elementares

Conteúdo do artigo principal

Me. Érica de Cássia Gonçalves
https://orcid.org/0000-0002-2511-5387
Dr.ª Eliane Giachetto Saravali
https://orcid.org/0000-0003-1259-6027

Resumo

Considerando a necessária análise sobre os efeitos da exposição crescente à tecnologia para o desenvolvimento das crianças e a construção de estruturas cognitivas por meio de jogos de regras, o artigo apresenta dados de investigação que comparou o uso do jogo Quarto na modalidade concreta e eletrônica. Participaram 38 crianças, com faixa etária de sete a dez anos, divididas em três grupos: experimental 1 que jogou o Quarto na versão eletrônica; experimental 2 que jogou o mesmo jogo na versão concreta e controle, que não participou das intervenções. Para a avaliação dos efeitos das intervenções os grupos foram submetidos a pré e pós-testes, mediante a aplicação de três provas operatórias: conservação do número, inclusão de classes e seriação. Os resultados mostraram avanços na estruturação cognitiva em relação ao grupo controle, porém sem diferenças significativas entre os dois grupos experimentais. Reflexões sobre intervenções por meio de jogos são apresentadas.

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Como Citar
GONÇALVES, Érica de C.; SARAVALI, E. G. Intervenção Pedagógica com jogos concretos e eletrônicos: o Quarto e a construção de estruturas lógicas elementares. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–23, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.22709.076. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22709. Acesso em: 13 nov. 2024.
Seção
Dossiê Comemorativo 25 anos
Biografia do Autor

Me. Érica de Cássia Gonçalves, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Câmpus de Marília

Mestre e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Marília-SP

Dr.ª Eliane Giachetto Saravali, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Câmpus de Marília

Livre-Docente em Psicologia do Desenvolvimento (UNESP, 2022), Pós-Doutorado em Educação (UEL, 2014), Doutorado em Educação (UNICAMP, 2003) Mestrado em Educação (UNICAMP,1999), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2003, ISCA/Limeira), Graduação em Pedagogia (UNICAMP,1995). Atualmente, é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNESP/Campus de Marília) e do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano, atuando no curso de Pedagogia.

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