Intervención pedagógica con juegos concretos y electrónicos: el Quarto y la construcción de estructuras lógicas elementales

Contenido principal del artículo

Me. Érica de Cássia Gonçalves
https://orcid.org/0000-0002-2511-5387
Dr.ª Eliane Giachetto Saravali
https://orcid.org/0000-0003-1259-6027

Resumen

Considerando la necesidad de analizar los efectos de la creciente exposición a la tecnología en el desarrollo de los niños y la construcción de estructuras cognitivas a través de juegos de reglas, el artículo presenta datos de una investigación que comparó el uso del juego Quarto en forma concreta y electrónica. Participaron 38 niños de entre siete y diez años, divididos en tres grupos: experimental 1, que jugó al Quarto en su versión electrónica; experimental 2, que jugó al mismo juego en su versión concreta; y control, que no participó en las intervenciones. Para evaluar los efectos de las intervenciones, los grupos se sometieron a pruebas previas y posteriores, utilizando tres pruebas operantes: conservación de números, inclusión en clases y seriación. Los resultados mostraron avances en la estructuración cognitiva en comparación con el grupo de control, pero sin diferencias significativas entre los dos grupos experimentales. Se presentan reflexiones sobre las intervenciones mediante juegos.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
GONÇALVES, Érica de C.; SARAVALI, E. G. Intervención pedagógica con juegos concretos y electrónicos: el Quarto y la construcción de estructuras lógicas elementales. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–23, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.22709.076. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22709. Acesso em: 29 dic. 2024.
Sección
Dossiê Comemorativo 25 anos
Biografía del autor/a

Me. Érica de Cássia Gonçalves, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Câmpus de Marília

Mestre e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Marília-SP

Dr.ª Eliane Giachetto Saravali, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Câmpus de Marília

Livre-Docente em Psicologia do Desenvolvimento (UNESP, 2022), Pós-Doutorado em Educação (UEL, 2014), Doutorado em Educação (UNICAMP, 2003) Mestrado em Educação (UNICAMP,1999), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2003, ISCA/Limeira), Graduação em Pedagogia (UNICAMP,1995). Atualmente, é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNESP/Campus de Marília) e do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano, atuando no curso de Pedagogia

Citas

ANDRADE, M. A. A. de. Uso de jogos digitais no processo de alfabetização: possibilidades de avanços nos níveis de escrita. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) – Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31856 Acesso em: 13 de setembro de 2021.

BRENELLI, R. P. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. Campinas: Papirus, 1996.

BROUGÈRE, G. A criança e a cultura lúdica. In: Kishimoto, TM (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1998.

CAMPBELL, D. T.; STANLEY, J. C. Delineamentos experimentais e quase-experimentais de pesquisa. Tradução de Renato Alberto T. Di Dio. São Paulo: EPU, 1979.

CARNEIRO, E. L. Jogos eletrônicos como artefatos para construção de conceitos científicos em geografia. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2019. Disponível em: https://svr-net20.unilasalle.edu.br/handle/11690/1148 Acesso em: 16 de março de 2021.

DALFRÉ, A. P. de. P. As relações entre abstração reflexiva e condutas de escolares no jogo Hora do Rush. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2013. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/918063 Acesso em: 20 de setembro de 2022.

DESMURGET, M. A fábrica de cretinos digitais. Vestígio Editora, 2022.

DIAS, L. P. A construção do conhecimento em crianças com dificuldades em matemática, utilizando o jogo de regras Mancala. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/477148 Acesso em: 21 de outubro de 2018.

DONGDONG, L.; et. al. Effects of Digital Game Play Among Young Singaporean Gamers. Journal of Worlds Research, v. 5, n. 2, 2012. Disponível em: http://jvwresearch.org. Acesso em: 13 de mar. 2018

KERSCHER, R. Literacia: uma proposta de jogo digital educacional como auxílio no desenvolvimento do sistema alfabético de escrita. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e novas tecnologias) - Centro Universitário Internacional Uninter, Curitiba, 2017. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/bitstream/handle/1/87/Ricardo%20Kerscher.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 27 de novembro de 2021.

LEMOS, M. F. L. Características procedimentais de adultos e idosos que atingiram nível de desenvolvimento operatório formal em provas da escala de desenvolvimento do pensamento lógico (EDPL) e no jogo Quarto. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/items/53d8f4e7-63a0-4295-8b61-97d98964a80a Acesso em: 09 de setembro de 2023.

MACEDO, L de., PETTY, A. L. S., PASSOS, N. C. Aprender com jogos e situações problemas. Artes Médicas, 2000.

NASCIMENTO, M. C. do., CALSA, G. C. Tomada de consciência e fatores protetivos no jogo de regras Quarto: um estudo com idosos da Unati. Schème. v. 9, n. 1, p. 118 – 135, 2017. https://doi.org/10.36311/1984-1655.2017.v9n1.07.p118.

PETTY; A.L.; SOUZA, M.T.C. Guia do L.E.D.A.: oficinas de jogos, estudos e tematizações. São Paulo: Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Aprendizagem do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2021.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Trad. Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015 [1945].

PIAGET, J. Abstração Reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1977.

PIAGET, J.; INHELDER, B. A Gênese das Estruturas Lógicas Elementares. Tradução de Álvaro Cabral. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, [1959], 1975.

PIAGET, J; SZEMINSKA, A. A Gênese do Número na Criança. Tradução: Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, [1941], 1975.

RABIOGLIO, M. Exercitando o cálculo mental em jogos. In: BESSA, S. (orgs.). Processos de ensino e aprendizagem de matemática – formulações de professores e estudantes. Curitiba: Appris, 2020. p. 155-176.

RAMOS, K. Habilidades cognitivas e o uso de jogos digitais na escola: a percepção das crianças. Anais do IX Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. UFSC. 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/7609008/Jogos_cognitivos_eletr%C3%B4nicos_na_escola_exerc%C3%ADcio_e_aprimoramento_dos_aspectos_cognitivos Acesso em: 20 de setembro de 2022.

ROSSETTI, C. B. et al. Desempenho operatório de crianças com queixas de desatenção e hiperatividade em jogos eletrônicos baseados em provas Piagetianas. Estudos de Psicologia. v. 31, n. 3, p. 377-386, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103- 166x2014000300006.

SAUCE, B.; et. al. The impact of digital media on children’s intelligence while controlling for genetic diferences in cognition and socioeconomic background. Scientifc Reports. 12 , 7720, 2022. Disponível em : https://doi.org/10.1038/s41598-022-11341-2

SCAGLIA, A. J., et. al. Dos jogos tradicionais às técnicas corporais: um estudo a partir das relações entre jogo e cultura lúdica. Corpoconsciência, v. 24, n. 2, p. 187-207, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10780 Acesso em: 08 de setembro de 2020.

SINGER, D. G.; SINGER, J. L. Imaginação e jogos na era eletrônica. Artmed, 2007.

SILVA, M. J. C. As estratégias no jogo Quarto e suas relações com a resolução de problemas matemáticos. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2008. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/431506 Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

SILVA, T. O. da. Oficina de jogos em sala de aula: construção de um espaço para alunos com dificuldades de aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2018. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/65bb72e5-d1d4-4f33-aa2b-538e0444472b Acesso em: 02 de março de 2023.

SILVA, M. J. de C., BRENELLI, R. P. As relações entre as estratégias utilizadas no jogo de regras “Quarto” e a resolução de problemas de conteúdo matemático. Zetetike, v. 20, n. 2, p. 151–180, 2013. DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v20i38.8646615

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Menos tela mais saúde. Manual de Orientações Grupo de Trabalho Saúde na Era Digital. 2019. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22246c-ManOrient_ __MenosTelas__MaisSaude.pdf Acesso em: 23 de julho de 2022.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Efeitos do tempo de tela em crianças e adolescentes serão avaliados em estudo pioneiro, nos Estados Unidos. 2018. Disponível em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/efeitos-do-tempo-de-tela-em-criancas-e-adolescentes-serao-avaliados-em-estudo-pioneiro-nos-estados-unidos/. Acesso em: 18 de março de 2020.

TIC KIDS ONLINE BRASIL. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil 2018. Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/indicadores/

WASSERMAN, S. Brincadeiras sérias na escola primária. Instituto Piaget, 1990.

ZAIA, L. L. A construção do real na criança: a função dos jogos e das brincadeiras. Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. v. 1, n. 1, 2008. DOI: https://doi.org/10.36311/1984-1655.2008.v1n1.p74-94.

Artículos más leídos del mismo autor/a