Reading and Writing in the Academia: a experience report with the podcast genre

Main Article Content

Me. Roberto Barbosa Costa Filho
https://orcid.org/0000-0003-3339-0124
Dr.ª Elizabeth Maria da Silva
https://orcid.org/0000-0002-1355-493X

Abstract

This report aims to present the didactization process of the podcast genre in the course of Reading and Production of Academic Texts 1, it was offered to students of the Mathematics course at a Brazilian public university. First of all, we discussed some theoretical ideas about reading and writing in the academic context. In the sequence, we have some didactic and methodological aspects to contextualize the experience of reading and production texts of the podcast genre, focusing on the approach of 3 academic writing teaching models – study skills, academic socialization and academic literacies (LEA; STREET, 1998, 2014). This experience demonstrates the didactic process that considers the academic community from which the students join and contemplates textual, rhetorical, linguistic and ideological perspectives necessary for the reading and production of the podcast genre’s text.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
COSTA FILHO, R. B.; SILVA, E. M. da. Reading and Writing in the Academia: a experience report with the podcast genre. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–17, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20184.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20184. Acesso em: 24 jun. 2024.
Section
Experiências Pedagógicas
Author Biographies

Me. Roberto Barbosa Costa Filho, Universidade Estadual da Paraíba / Universidade Federal de Campina Grande - UEPB/UFCG

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Licenciado em Letras: Língua Portuguesa pela UFCG. Professor substituto no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem interesse por questões relacionadas à escrita e aos letramentos, especialmente em contextos acadêmicos, e à produção de materiais didáticos para ensino de Língua Portuguesa.

Dr.ª Elizabeth Maria da Silva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui graduação em Letras (habilitação em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestrado em Linguagem e Ensino pela UFCG e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora nível adjunto III da UFCG, onde atua tanto na graduação, quanto na pós-graduação, e membro do Grupo de Pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino, na linha de pesquisa Ensino de Línguas e Formação Docente. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, desenvolvendo pesquisas principalmente sobre os seguintes temas: práticas de leitura e escrita em contextos acadêmicos, letramentos acadêmicos, abordagens de ensino de escrita acadêmica, gêneros acadêmicos escritos.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 08 set. 2021.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Recomendações para Produção de Podcasts e Vantagens na Utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Prisma.com, [s. l.], n. 6, p. 125-140, 2008. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/3217/2916. Acesso em: 05 jun. 2021.

CARLINO, P. Escrever, ler e aprender na universidade: uma introdução à alfabetização acadêmica. Tradução de Suzana Schwartz. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

FIAD, R. S. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, [S. l.], v. 10, n. 4, 2011. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1116. Acesso em: 21 dez. 2021.

FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. Tese (doutorado em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística. Santa Catarina: UFSC, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89764. Acesso em: 21 dez. 2021.

FISCHER, A. Letramentos acadêmicos: (re)contextualizações e sentidos. In: RIBEIRO, A. E.; VECCHIO, P. M. (org.). Tecnologias digitais e escola [recurso eletrônico]: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2020. p. 94-104. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/iempthp58c46oyv/Tecnologias_digitais_e_escola.pdf?dl=0. Acesso em: 08 set. 2021.

FISCHER, A.; DIONÍSIO, M. L. Perspectivas sobre letramento(s) no ensino superior: objetos de estudo em pesquisas acadêmicas. Atos de Pesquisa em Educação, v. 6, n. 1, p. 79-93, jan/abr, 2011. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2349. Acesso em: 03 set. 2021.

IVANIC, R. Discourses of Writing and Learning to Write. Language and Education, v. 18, n. 3, 2004. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/71299.pdf. Acesso em: 02 set. 2021.

KOCH, I.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: os sentidos do texto. 2. ed. 2. reimp. São Paulo: Contexto, 2008.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. 1. ed.; 5. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2020 [2014].

LEA, M.; STREET, B. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-172, jun. 1998. Disponível em: https://www.kent.ac.uk/teaching/documents/qualifications/studwritinginhe.pdf. Acesso em: 08 set. 2021.

LEA, M.; STREET, B. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Revista Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez., 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/79407/ 95916. Acesso em: 21 nov. 2020.

LILLIS, T. Whose ‘Common Sense’? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, Carys; TURNER, Joan; STREET, Brian (org.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam: John Benjamins, 1999. p. 127-140.

Medeiros, M. S. (2006). Podcasting: Um Antípoda Radiofônico. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, XXIX, 2006, Brasília. Anais [...]. Brasília: UnB, 2006. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R0776-1.pdf. Acesso em: 23 mar. 2023.

OS DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL. Apresentação: Vinícius Purgato e Adriana Almeida. Convidados: Alexandre Monteiro da Silva e Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid. [S. l.]: Olhar Contemporâneo, 03 mai. 2021. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/7qlDxPuqbsAK4MuvtxUVTh?si=NyHYzj7JSOeuO0dmCl9sWQ&utm_source=copy-link. Acesso em: 05 jun. 2021.

OS DESAFIOS DOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO. Apresentação: Raquel Melo. Convidadas: Sylvie Klein e Ana Paula Corti. [S. l.]: Rackeando, 19 jun. 2020. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/4A0IHoWPWrNwiPWiSlBAXJ?si=X9NAlz5-RzGXK3i8LpFUYg&utm_source=copy-link. Acesso em: 05 jun. 2021.

PRIMO, A. F. T. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto, Porto Alegre, n. 13, p. 64-87, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4210. Acesso em: 8 nov. 2022.

VIEIRA, F. E.; FARACO, Carlos Alberto. Escrever na universidade: fundamentos. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 08 set. 2021.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Recomendações para Produção de Podcasts e Vantagens na Utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Prisma.com, [s. l.], n. 6, p. 125-140, 2008. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/3217/2916. Acesso em: 05 jun. 2021.

CARLINO, P. Escrever, ler e aprender na universidade: uma introdução à alfabetização acadêmica. Tradução de Suzana Schwartz. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

FIAD, R. S. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, [S. l.], v. 10, n. 4, 2011. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1116. Acesso em: 21 dez. 2021.

FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. Tese (doutorado em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística. Santa Catarina: UFSC, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89764. Acesso em: 21 dez. 2021.

FISCHER, A. Letramentos acadêmicos: (re)contextualizações e sentidos. In: RIBEIRO, A. E.; VECCHIO, P. M. (org.). Tecnologias digitais e escola [recurso eletrônico]: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2020. p. 94-104. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/iempthp58c46oyv/Tecnologias_digitais_e_escola.pdf?dl=0. Acesso em: 08 set. 2021.

FISCHER, A.; DIONÍSIO, M. L. Perspectivas sobre letramento(s) no ensino superior: objetos de estudo em pesquisas acadêmicas. Atos de Pesquisa em Educação, v. 6, n. 1, p. 79-93, jan/abr, 2011. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2349. Acesso em: 03 set. 2021.

IVANIC, R. Discourses of Writing and Learning to Write. Language and Education, v. 18, n. 3, 2004. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/71299.pdf. Acesso em: 02 set. 2021.

KOCH, I.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: os sentidos do texto. 2. ed. 2. reimp. São Paulo: Contexto, 2008.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. 1. ed.; 5. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2020 [2014].

LEA, M.; STREET, B. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-172, jun. 1998. Disponível em: https://www.kent.ac.uk/teaching/documents/qualifications/studwritinginhe.pdf. Acesso em: 08 set. 2021.

LEA, M.; STREET, B. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Revista Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez., 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/79407/ 95916. Acesso em: 21 nov. 2020.

LILLIS, T. Whose ‘Common Sense’? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, Carys; TURNER, Joan; STREET, Brian (org.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam: John Benjamins, 1999. p. 127-140.

Medeiros, M. S. (2006). Podcasting: Um Antípoda Radiofônico. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, XXIX, 2006, Brasília. Anais [...]. Brasília: UnB, 2006. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R0776-1.pdf. Acesso em: 23 mar. 2023.

OS DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL. Apresentação: Vinícius Purgato e Adriana Almeida. Convidados: Alexandre Monteiro da Silva e Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid. [S. l.]: Olhar Contemporâneo, 03 mai. 2021. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/7qlDxPuqbsAK4MuvtxUVTh?si=NyHYzj7JSOeuO0dmCl9sWQ&utm_source=copy-link. Acesso em: 05 jun. 2021.

OS DESAFIOS DOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO. Apresentação: Raquel Melo. Convidadas: Sylvie Klein e Ana Paula Corti. [S. l.]: Rackeando, 19 jun. 2020. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/4A0IHoWPWrNwiPWiSlBAXJ?si=X9NAlz5-RzGXK3i8LpFUYg&utm_source=copy-link. Acesso em: 05 jun. 2021.

PRIMO, A. F. T. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto, Porto Alegre, n. 13, p. 64-87, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4210. Acesso em: 8 nov. 2022.

VIEIRA, F. E.; FARACO, Carlos Alberto. Escrever na universidade: fundamentos. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019.