Leer y escribir en la universidad: un relato de experiencia a través del género podcast

Contenido principal del artículo

Me. Roberto Barbosa Costa Filho
https://orcid.org/0000-0003-3339-0124
Dr.ª Elizabeth Maria da Silva
https://orcid.org/0000-0002-1355-493X

Resumen

Este relato se propone presentar el proceso de didatización del género podcast en la asignatura Lectura y Producción de Textos Académicos I, dirigida a alumnos del curso de Matemáticas de una universidad pública brasileña. Para ello, inicialmente, se discuten algunos apuntes teóricos acerca de la lectura y de la escritura académicas. A continuación, se relatan algunos aspectos metodológicos y didácticos que contextualizan la experiencia con la lectura y la producción de textos del género podcast, con enfoque en tres modelos de enseñanza de escritura académica – habilidades de estudio, socialización académica y letramentos académicos (LEA; STREET, 1998, 2014). Esta experiencia demuestra un proceso didáctico el cual forma parte la comunidad académica, desde donde entran los alumnos, y contempla perspectivas textual, retórica, lingüística e ideológica necesarias para leer y producir texto del género podcast.

Descargas

Métricas

PDF views
417
Mar 31 '23Apr 01 '23Apr 04 '23Apr 07 '23Apr 10 '23Apr 13 '23Apr 16 '23Apr 19 '23Apr 22 '23Apr 25 '23Apr 28 '235.0
|

Detalles del artículo

Cómo citar
COSTA FILHO, R. B.; SILVA, E. M. da. Leer y escribir en la universidad: un relato de experiencia a través del género podcast. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–17, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20184.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20184. Acesso em: 8 abr. 2025.
Sección
Experiências Pedagógicas
Biografía del autor/a

Me. Roberto Barbosa Costa Filho, Universidade Estadual da Paraíba / Universidade Federal de Campina Grande - UEPB/UFCG

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Licenciado em Letras: Língua Portuguesa pela UFCG. Professor substituto no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem interesse por questões relacionadas à escrita e aos letramentos, especialmente em contextos acadêmicos, e à produção de materiais didáticos para ensino de Língua Portuguesa.

Dr.ª Elizabeth Maria da Silva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui graduação em Letras (habilitação em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestrado em Linguagem e Ensino pela UFCG e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora nível adjunto III da UFCG, onde atua tanto na graduação, quanto na pós-graduação, e membro do Grupo de Pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino, na linha de pesquisa Ensino de Línguas e Formação Docente. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, desenvolvendo pesquisas principalmente sobre os seguintes temas: práticas de leitura e escrita em contextos acadêmicos, letramentos acadêmicos, abordagens de ensino de escrita acadêmica, gêneros acadêmicos escritos.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 08 set. 2021.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Recomendações para Produção de Podcasts e Vantagens na Utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Prisma.com, [s. l.], n. 6, p. 125-140, 2008. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/3217/2916. Acesso em: 05 jun. 2021.

CARLINO, P. Escrever, ler e aprender na universidade: uma introdução à alfabetização acadêmica. Tradução de Suzana Schwartz. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

FIAD, R. S. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, [S. l.], v. 10, n. 4, 2011. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1116. Acesso em: 21 dez. 2021.

FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. Tese (doutorado em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística. Santa Catarina: UFSC, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89764. Acesso em: 21 dez. 2021.

FISCHER, A. Letramentos acadêmicos: (re)contextualizações e sentidos. In: RIBEIRO, A. E.; VECCHIO, P. M. (org.). Tecnologias digitais e escola [recurso eletrônico]: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2020. p. 94-104. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/iempthp58c46oyv/Tecnologias_digitais_e_escola.pdf?dl=0. Acesso em: 08 set. 2021.

FISCHER, A.; DIONÍSIO, M. L. Perspectivas sobre letramento(s) no ensino superior: objetos de estudo em pesquisas acadêmicas. Atos de Pesquisa em Educação, v. 6, n. 1, p. 79-93, jan/abr, 2011. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2349. Acesso em: 03 set. 2021.

IVANIC, R. Discourses of Writing and Learning to Write. Language and Education, v. 18, n. 3, 2004. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/71299.pdf. Acesso em: 02 set. 2021.

KOCH, I.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: os sentidos do texto. 2. ed. 2. reimp. São Paulo: Contexto, 2008.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. 1. ed.; 5. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2020 [2014].

LEA, M.; STREET, B. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-172, jun. 1998. Disponível em: https://www.kent.ac.uk/teaching/documents/qualifications/studwritinginhe.pdf. Acesso em: 08 set. 2021.

LEA, M.; STREET, B. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Revista Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez., 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/79407/ 95916. Acesso em: 21 nov. 2020.

LILLIS, T. Whose ‘Common Sense’? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, Carys; TURNER, Joan; STREET, Brian (org.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam: John Benjamins, 1999. p. 127-140.

Medeiros, M. S. (2006). Podcasting: Um Antípoda Radiofônico. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, XXIX, 2006, Brasília. Anais [...]. Brasília: UnB, 2006. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R0776-1.pdf. Acesso em: 23 mar. 2023.

OS DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL. Apresentação: Vinícius Purgato e Adriana Almeida. Convidados: Alexandre Monteiro da Silva e Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid. [S. l.]: Olhar Contemporâneo, 03 mai. 2021. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/7qlDxPuqbsAK4MuvtxUVTh?si=NyHYzj7JSOeuO0dmCl9sWQ&utm_source=copy-link. Acesso em: 05 jun. 2021.

OS DESAFIOS DOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO. Apresentação: Raquel Melo. Convidadas: Sylvie Klein e Ana Paula Corti. [S. l.]: Rackeando, 19 jun. 2020. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/4A0IHoWPWrNwiPWiSlBAXJ?si=X9NAlz5-RzGXK3i8LpFUYg&utm_source=copy-link. Acesso em: 05 jun. 2021.

PRIMO, A. F. T. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto, Porto Alegre, n. 13, p. 64-87, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4210. Acesso em: 8 nov. 2022.

VIEIRA, F. E.; FARACO, Carlos Alberto. Escrever na universidade: fundamentos. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 08 set. 2021.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Recomendações para Produção de Podcasts e Vantagens na Utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Prisma.com, [s. l.], n. 6, p. 125-140, 2008. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/3217/2916. Acesso em: 05 jun. 2021.

CARLINO, P. Escrever, ler e aprender na universidade: uma introdução à alfabetização acadêmica. Tradução de Suzana Schwartz. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

FIAD, R. S. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, [S. l.], v. 10, n. 4, 2011. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1116. Acesso em: 21 dez. 2021.

FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. Tese (doutorado em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística. Santa Catarina: UFSC, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89764. Acesso em: 21 dez. 2021.

FISCHER, A. Letramentos acadêmicos: (re)contextualizações e sentidos. In: RIBEIRO, A. E.; VECCHIO, P. M. (org.). Tecnologias digitais e escola [recurso eletrônico]: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2020. p. 94-104. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/iempthp58c46oyv/Tecnologias_digitais_e_escola.pdf?dl=0. Acesso em: 08 set. 2021.

FISCHER, A.; DIONÍSIO, M. L. Perspectivas sobre letramento(s) no ensino superior: objetos de estudo em pesquisas acadêmicas. Atos de Pesquisa em Educação, v. 6, n. 1, p. 79-93, jan/abr, 2011. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2349. Acesso em: 03 set. 2021.

IVANIC, R. Discourses of Writing and Learning to Write. Language and Education, v. 18, n. 3, 2004. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/71299.pdf. Acesso em: 02 set. 2021.

KOCH, I.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: os sentidos do texto. 2. ed. 2. reimp. São Paulo: Contexto, 2008.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. 1. ed.; 5. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2020 [2014].

LEA, M.; STREET, B. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-172, jun. 1998. Disponível em: https://www.kent.ac.uk/teaching/documents/qualifications/studwritinginhe.pdf. Acesso em: 08 set. 2021.

LEA, M.; STREET, B. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Revista Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez., 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/79407/ 95916. Acesso em: 21 nov. 2020.

LILLIS, T. Whose ‘Common Sense’? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, Carys; TURNER, Joan; STREET, Brian (org.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam: John Benjamins, 1999. p. 127-140.

Medeiros, M. S. (2006). Podcasting: Um Antípoda Radiofônico. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, XXIX, 2006, Brasília. Anais [...]. Brasília: UnB, 2006. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R0776-1.pdf. Acesso em: 23 mar. 2023.

OS DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL. Apresentação: Vinícius Purgato e Adriana Almeida. Convidados: Alexandre Monteiro da Silva e Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid. [S. l.]: Olhar Contemporâneo, 03 mai. 2021. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/7qlDxPuqbsAK4MuvtxUVTh?si=NyHYzj7JSOeuO0dmCl9sWQ&utm_source=copy-link. Acesso em: 05 jun. 2021.

OS DESAFIOS DOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO. Apresentação: Raquel Melo. Convidadas: Sylvie Klein e Ana Paula Corti. [S. l.]: Rackeando, 19 jun. 2020. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/4A0IHoWPWrNwiPWiSlBAXJ?si=X9NAlz5-RzGXK3i8LpFUYg&utm_source=copy-link. Acesso em: 05 jun. 2021.

PRIMO, A. F. T. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto, Porto Alegre, n. 13, p. 64-87, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4210. Acesso em: 8 nov. 2022.

VIEIRA, F. E.; FARACO, Carlos Alberto. Escrever na universidade: fundamentos. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019.