Book review “The Brazilian Curriculum Base (BNCC) against the Brazilian Education Plan (PNE) 2014-2024: evaluation and perspectives"

Main Article Content

Mestranda Tácyla Agum Theotonio de Lima
https://orcid.org/0000-0001-5585-1468
Dr.ª Juliana Rezende Torres
https://orcid.org/0000-0002-4598-6702

Abstract

O texto trata de uma resenha sobre o livro " A BNCC na contramão do PNE 2014-2024". organizado por Márcia Angela da S.  Aguiar e Luiz Fernandes Dourado, a obra apresenta diversas contribuições para a discussão sobre as políticas curriculares no contexto da construção e anuência da BNCC. Este texto resulta do trabalho de dez autores que elaboraram um conjunto de relatos, reflexões e críticas sobre a BNCC e suas implicações em relação às demais políticas setoriais e ao Plano Nacional de Educação (PNE) – o que se deu no contexto da Conferência Nacional Popular de Educação 2018 (CONAPE 2018).

Downloads

Metrics

Visualizações em PDF
684
Mar 31 '23Apr 01 '23Apr 04 '23Apr 07 '23Apr 10 '23Apr 13 '23Apr 16 '23Apr 19 '23Apr 22 '23Apr 25 '23Apr 28 '235.0
|

Article Details

How to Cite
LIMA, T. A. T. de; TORRES, J. R. . Book review “The Brazilian Curriculum Base (BNCC) against the Brazilian Education Plan (PNE) 2014-2024: evaluation and perspectives". Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–7, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20394.006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20394. Acesso em: 4 may. 2025.
Conference Proceedings Volume
Section
Resenhas
Author Biographies

Mestranda Tácyla Agum Theotonio de Lima, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, currículo e ensino médio. Desenvolveu o projeto "Opressão curricular: uma discussão teórica a partir da perspectiva freireana" sob orientação do Prof. Dr Antonio Gouvêa da Silva, na modalidade de iniciação científica e tecnológica sem remuneração entre o ano de 2017 e 2018 pela Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (Campus Sorocaba) - UFSCar (2019). Atualmente é discente, e bolsista pela CAPES, no Programa de Pós-graduação em Educação a nível de Mestrado da UFSCar Campus Sorocaba (PPGEd-So).

Dr.ª Juliana Rezende Torres, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora e PhD em Educação Científica e Tecnológica pelo PPGECT/UFSC. Professora do Departamento de Ciências Humanas e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFSCar campus Sorocaba.

References

AGUIAR, Márcia Angela da S.; DOURADO, Luiz Fernandes (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. [Livro Eletrônico]. Recife: ANPAE, 2018.