Polycentric Accessibility: contributions to beyond centralizing inclusive practices

Main Article Content

Amanda Santana Gomes-Silva
https://orcid.org/0000-0003-0425-5601
Doutoranda Soraia Romano
https://orcid.org/0000-0002-5436-9490
Dr. Leonardo Santos Amâncio Cabral
https://orcid.org/0000-0003-3520-3687

Abstract

This theoretical essay seeks to focus on theoretical productions, documents and studies that can contribute to the understanding of the concept of polycentric accessibility and its potential in the Brazilian educational context. The purpose of this essay is to provide education professionals with a greater field of research and, mainly, ways to reframe their educational and management practices in relation to the schooling of all, including people with disabilities, global developmental disorders or high skills/giftedness.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
GOMES-SILVA, A. S. .; ROMANO, S. .; CABRAL, L. S. A. Polycentric Accessibility: contributions to beyond centralizing inclusive practices. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–15, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21657.054. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21657. Acesso em: 23 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Artigos em fluxo contínuo
Author Biographies

Amanda Santana Gomes-Silva, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - SME/SP

Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2022). Especialização em Educação Especial com ênfase em Altas Habilidades/Superdotação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/São Paulo (2017) e Graduação (Licenciatura) em Pedagogia pela Universidade Paulista - UNIP/São Paulo (2011). Atuação como Professora de Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais na Rede Pública Municipal de São
Paulo e atualmente exerce a função de Professora de Apoio e Acompanhamento à Inclusão no CEFAI. Experiência na área de Educação, com ênfase em EnsinoAprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, ensino colaborativo, educação integral, coensino e política educacional.

Doutoranda Soraia Romano, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo. Especialista em Neuropsicopedagogia, Direito Educacional e Fonoaudiologia Educacional, com Aprimoramento em Fonoaudiologia pelo Hospital do Servidor Estadual de São Paulo. Fonoaudióloga e Pedagoga. Coordenadora da Consultoria Inclua. Vice- coordenadora do Comitê de Políticas Públicas de Educação do Departamento de Saúde Pública da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Gestão 2023-2025. Especialista em Estratégias Universais pela Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UFSCar. Orientadora Educacional da Maple Bear ? Unidade Valinhos. Docente da pós-graduação em Educação da Uni FMU, Grupo Alcance, Nova Faculdade, Faculdade Inspirar - Fonoaudiálogo e Faculdade Mozarteum - CEFAC. Direciona seu foco de pesquisas nas áreas de Fonoaudiologia Educacional, Educação, Psicopedagogia, Educação Especial na perspectiva inclusiva, Acessibilidade Policêntrica, Acessibilização, Sistema de Suporte de Multicamadas: DUA, Universalidade, Direitos Humanos, Neurociências, Letramento e Linguagem. 

Dr. Leonardo Santos Amâncio Cabral, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos, vinculado ao Departamento de Psicologia e ao quadro permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Líder do Grupo de Pesquisa Identidades, Deficiências, Educação & Acessibilidade (GP-IDEA/CNPq). Coordenador da Coordenadoria de Inclusão e Direitos Humanos da Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar (CoIDH/SAADE/UFSCar). Compõe a diretoria da Associação de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE e o GT-11 da ANPEd (Educação Superior). Atuou como editor associado da Revista Brasileira de Educação Especial-RBEE (jan.2018-abr.2020) e da Revista Educação Especial-REE/UFSM (ago.2018-fev.2020). Possui Mestrado (2010), Doutorado (2013) e Pós-Doutorado (2015) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (PPGEEs/UFSCar). Doutorado Pleno na Universidade de Roma Foro Italico, em Culturas, deficiência e inclusão: educação e formação. Titulação Adjunta de Doctor Europeaus, pela Comissão Europeia. Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Atua, principalmente, nos seguintes âmbitos: Políticas e Práticas em Educação Especial; Cooperação, Acessibilidade e Ações Afirmativas na Educação Superior; Direitos Humanos, Identidades e Diferenças; Formação de Professores; Ensino e Consultoria Colaborativa. 

References

BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução: Janete Bridon. 1ª ed. Ponta Grossa: UEPG. 2016. 230 p.

BAUMAN, Z. A riqueza de poucos beneficia todos nós? Tradução: Renato Aguiar. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2015.

BAUWENS, J.; HOURCADE, J. J. Cooperative teaching: rebuilding the schoolhouse for all students. 1ª ed. Austin: Pro-Ed. 1995.

CABRAL, L. S. A. Políticas de ações afirmativas, pessoas com deficiência e o reconhecimento das identidades e diferenças no ensino superior brasileiro. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. v. 26 n. 57. 23 abr. 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6584765

CALHEIROS, D. S.; MENDES, E. G. Consultoria colaborativa à distância em tecnologia assistiva para professores. Cadernos de Pesquisa, v. 46 n. 162, p. 1100-1123, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742016000401100&script=sci_abstract&tlng=pt

CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Tradução: Maria Thereza R. de C. Barrocas. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2019.

CAPELLINI, V. L. M. F. A inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais em classes comuns: avaliação do rendimento acadêmico. 2001, Dissertação (Mestrado em Educação Especial) Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2001. Disponível em: https://www.academia.edu/24267091/Disserta%C3%A7%C3%A3o_de_Mestrado_A_INCLUS%C3%83O_DE_ALUNOS_COM_NECESSIDADES_EDUCACIONAIS_ESPECIAIS_EM_CLASSES_COMUNS_AVALIA%C3%87%C3%83O_DO_RENDIMENTO_ACAD%C3%8AMICO Acesso em: 10 jun 2023.

CAPELLINI, V. L. M. F. Avaliação das possibilidades do ensino colaborativo no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental. 2004, 302 f. Tese (Doutorado em Educação Especial). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2921. Acesso em: 10 jun 2023.

CARNEIRO, R. U. C. Formação em serviço sobre gestão de escolas inclusivas para diretores de escolas de Educação Infantil. 2006. 219 f. Tese (Doutorado em Educação Especial) Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Carlos, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2826/TeseRUC.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 10 jun 2023.

CHOMSKY, Noam. Quem manda no mundo? Tradução de Renato Marques. 1. ed. São Paulo, SP: Planeta. 2017. 400 p.

EBERSOLD, S. Pratiques inclusives, approche polycentrée et accessibilité. Revista Educação Especial, v. 33, p. 1-22. 2020 Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/52845 Acesso em: 10 jun 2023.

ELIAS, N.; SCOTSON, J. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: WVA. 2000.

FEUERSTEIN, R.; FEUERSTEIN, R. S.; FALIK, L. H. Além da inteligência: aprendizagem mediada e a capacidade de mudança do cérebro. Petrópolis: Editora Vozes. 2014.

FRANCES, A. Voltando ao normal: como o excesso de diagnósticos e a medicalização da vida estão acabando com a nossa sanidade e o que pode ser feito para retomarmos o controle. Tradução de Heitor M. Corrêa. 1a ed. Rio de Janeiro. 2016.

GARCIA, R. M. C.; MICHELS, M. H. Política de educação especial e currículo: disputas sobre natureza, perspectiva e enfoque. Teias, v. 19, p. 54-70. 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/37239 Acesso em: 10 jun 2023.

GUÉRIOS, E.; STOLTZ, T. Educação e Alteridade. 1a. ed. São Carlos: EdUFSCar. 2010.

HOMEM, M. Maria Homem: O fim do Estado como núcleo social. Casa do Saber. YouTube, jul. 2017. (11 min. 30 seg). Disponível em: https://youtu.be/ZeIRKwGeNfY Acesso em: 18 mai 2021.

KEEF, E. B.; MOORE, V.; DUFF, F. The four “knows” of collaborative teaching. Teaching exceptional children, v.36 n.5, p.36-42, 2004. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/004005990403600505#articleCitationDownloadContainer Acesso em: 10 jun 2023.

LIMA, A. H.; CABRAL, L. S. A. Gestão democrática na educação superior para a diferenciação e acessibilidade curricular. Revista online de Política e Gestão Educacional, v. 24, n. 2, p. 1104–1117. 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14336 Acesso em: 10 jun 2023.

LISPECTOR, Clarice. Trechos de carta à Tania Kaufmann, escrita em 6 de janeiro de 1948. Carta. Tânia Kaufmann. Rio de Janeiro, 6 jan. 1948.

MBEMBE, A. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Arte & Ensaios, v.32, p.122–151. 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/8993/7169 Acesso em: 10 jun 2023.

MELLO, A. G. Gênero, deficiência, cuidado e capacitismo: uma análise antropológica de experiências, narrativas e observações sobre violências contra mulheres com deficiência. 2014. 260 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/182556 Acesso em: 10 jun 2023.

MENDES, E. G. Inclusão escolar com colaboração: unindo conhecimentos, perspectivas e habilidades profissionais. In: Políticas e Práticas Educacionais Inclusivas. 1ª ed. Natal: Editora da UFRN. 2008.

MENDES, E. G. A política de educação inclusiva e o futuro das instituições especializadas no Brasil. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 27, n. 22. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.27.3167http://dx.doi.org/10.14507/epaa.27.3167. Acesso em: 10 jun 2023.

MENDES, E. G.; Cia, F.; Cabral, L. S. A. Inclusão Escolar e os Desafios para a Formação de Professores em Educação Especial. 1a. ed. São Carlos: Marquezine & Manzini - ABPEE. 2015.

MILANESI, J. B. Rede social virtual de professores especializados e a escolarização de estudantes com deficiência intelectual. 2017. 395 f. Tese (Doutorado em Educação Especial) Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil. 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10288?show=full Acesso em: 10 jun 2023.

MORAIS, E. S. Tecnologia instrucional em educação especial: uma revisão integrativa da literatura (2008-2018). 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/12658/moraiseduardadesouzadisserta%C3%87%C3%83odemestrado.pdf?sequence=1 Acesso em: 10 jun 2023.

MORGADO, L. A. S.; CABRAL, L. S. A. Orientação profissional para estudantes universitários com deficiências: conceitos, políticas e práticas. Revista Educação Especial, v. 33, p. 1-20. 2020 Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/53123. Acesso em: 10 jun 2023.

ORSATI, F. T. Acomodações, modificações e práticas efetivas para a sala de aula inclusiva. Temas sobre Desenvolvimento, v. 19, n. 107, p. 213-222. 2013 Disponível em: https://atividadeparaeducacaoespecial.com/wp-content/uploads/2014/07/CRIAN%C3%87AS-COM-NECESSIDADES-ESPECIAIS-NA-ESCOLA-.pdf Acesso em: 10 jun 2023.

PALOMINO, A. S.; GONZÁLVES, J. A. T. Educacion especial: centros educativos y profesores ante la diversidad. 1. ed. Madrid: Psicología Pirámide, 2002. 282p.

PICCOLO, G. M. Contribuições a um pensar sobre a deficiência. 2012. 232 p. Tese de Doutorado, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil. 2012. Disponível em https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2898. Acesso em: 10 jun 2023.

PICCOLO, G. M; MENDES, E. G. Contribuições a um pensar sociológico sobre a deficiência. Educação e Sociedade. v. 34, n. 123, p. 459-475. 2013 Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302013000200008&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 10 jun 2023.

RABELO, L. C. C. Ensino Colaborativo como estratégia de formação continuada de professores para favorecer a inclusão escolar. 2012. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil. 2012. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/3103/4352.pdf Acesso em: 10 jun 2023.

SILVA, A. M.; MENDES, E. G. Família de crianças com deficiência e profissionais: componentes da parceria colaborativa na escola. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 14, n. 2, p. 217-234. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1413-65382008000200006&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 10 jun 2023.

TOMLINSON, C. A. Diferenciação Pedagógica e Diversidade: ensino de alunos em turmas com diferentes níveis de capacidades. Coleção Educação Especial. Porto: Porto Editora, 2008.

TURNBULL, A. P.; TURNBULL, H. R. Families, professionals, and exceptionality: a special partnership, 3ª ed., New Jersey: Prentice-Hall. 1997

VILARONGA, C.A.R. Colaboração da educação especial em sala de aula: formação nas práticas pedagógicas do coensino. 2014. 216 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil. 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2934/6410.pdf?sequence=1 Acesso em: 10 jun 2023.

VILARONGA, C.A.R., MENDES, E. G.; ZERBATO, A. P. O trabalho em colaboração para apoio da inclusão escolar: da teoria à prática docente. Interfaces da Educação. v. 7, n. 19, p. 66-87. 2016. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/1029. Acesso em: 10 jun 2023.

VYGOTSKY, L.S. Obras completas. Tomo cinco: Fundamentos de Defectologia. Madrid: Visor. 1997.

ZANATA, E. M. Práticas pedagógicas inclusivas para alunos surdos numa perspectiva colaborativa. 2004. 201 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil. 2004 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185052 Acesso em: 10 jun 2023.

ZERBATO, A. P. O papel do professor de Educação Especial na proposta do coensino. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil. 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3163?show=full Acesso em: 10 jun 2023.

ZERBATO, A. P.; MENDES, E. G. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos. v. 22, p. 147-155. 2018 disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2018.222.04/60746207 Acesso em: 10 jun 2023.