Learning the teaching profession “in practice”: notes and questions about the education of Geography teachers at the beginning of their careers

Main Article Content

Alessandra Bernardes Faria Campos
https://orcid.org/0000-0002-7063-539X
Prof. Dr. Júlio Emílio Diniz-Pereira
https://orcid.org/0000-0002-5401-4788

Abstract

A fundamental milestone in teacher education is career entry. It is a moment of rapid and intense teaching learning that often happens under strong pressure and without any support. Supported by references from teacher education and studies on beginner teachers, we analyzed the trajectory of young Geography teachers in the metropolitan region of Belo Horizonte, in the state of Minas Gerais, in Brazil. Through data produced from questionnaires and semi-structured interviews, we analyzed the processes of professional insertion of these teachers, identifying difficulties faced and paths built to follow in the profession, as well as consequences of these forms of insertion for schoolteachers. Identifying objects, sources, and learning processes of these teachers allowed a broad and problematizing analysis of the teacher education process at this stage of the teachers’ life cycle, pointing to the need to build forms of insertion in teaching that are different from those that have predominated in Brazilian schools.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
CAMPOS, A. B. F.; DINIZ-PEREIRA, J. E. Learning the teaching profession “in practice”: notes and questions about the education of Geography teachers at the beginning of their careers. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–15, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.22342.061. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22342. Acesso em: 3 jul. 2024.
Section
Dossiê Comemorativo 25 anos
Author Biographies

Alessandra Bernardes Faria Campos, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFOP).

Prof. Dr. Júlio Emílio Diniz-Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor Titular da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Doutor (Ph.D.) em Educação pela University of Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos (2004). Como Professor em Dedicação Exclusiva (D.E.) da UFMG desde 1997. Coordenou o Núcleo de Assessoramento à Pesquisa da Faculdade de Educação (NAPq/FaE/UFMG; 2013-2015; 2015-2017) e a Coordenação Pedagógica do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/FaE/UFMG; 2014-2017).  Professor Visitante nas universidades: Monash University, em Melbourne (Austrália) - (2022-2023); lecionou o curso Paulo Freire and Education for Social Justice (2023); North Carolina State University (2016) e University of Wisconsin-Madison (2005, 2006, 2008, 2012, 2013, 2014 e 2015); University of Washington-Seattle (2011-2012); e no Centro de Estudios Avanzados da Universidad de Playa Ancha (Chile) com bolsa da Comissión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (CONICYT) (2015-2016). É membro-fundador do Núcleo de Pesquisas sobre a Profissão Docente (PRODOC-UFMG) e o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos: Formação e Pesquisa (NEJA-UFMG). No Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFMG coordenou o curso de Doutorado Latino Americano (DLA; 2019-2021; 2021-2022). Desenvolve e orienta pesquisas nas temáticas: políticas públicas, legislação e reformas curriculares na formação de professores; profissão, trabalho e identidade docente; aprendizagem da docência e construção de saberes docentes; a epistemologia da experiência na formação docente; pesquisas narrativas na formação de professores; pesquisa sobre e na formação docente; formação de educadores, diversidade cultural e movimentos de luta por justiça social.

References

ANDRÉ, M. Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 145, p. 112-129, jan./abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000100008

BALL, S. J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo Sem Fronteiras, [s. l.], v.1, n.2, p.99-116, jul./dez. 2001. Disponível em: < http://www.curriculosemfronteiras.org/vol1iss2articles/ball.htm>. Acesso em 15 set 2011.

DINIZ-PEREIRA, J. E. A formação acadêmico-profissional: compartilhando responsabilidades entre as universidades e escolas. In: TRAVERSINI, C. et al. (org..). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 1, p. 253-267, 2008.

FANFANI, E. T. Consideraciones sociologicas sobre profesionalización docente. Educação e Sociedade, Campinas, v.28, n.99, p.335-353, maio/ago. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000200003

FLORES, M. A. Teacher learning in the workplace: process and influencing factors. Trabalho apresentado na Conferência Internacional sobre Educação Havaí, 6-10 jan., 2003. Honolulu (Havaí). 25p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.

GARCIA, M. M. A.; ANADON, S. B. Reforma educacional, intensificação e autointensificação do trabalho docente. Educação e Sociedade, Campinas, v.30, n.106, p.63-85, jan./abril 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000100004

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto, Portugal: Porto Editora, 1992. p.31-61.

LIMA, E. F. de et.al. Sobrevivendo ao início da carreira docente e permanecendo nela. Como? Por quê? O que dizem alguns estudos. Educação e Linguagem, São Paulo, ano 10, n.15, p.138-160, jan./jun. 2007. DOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v10n15p138-160

MARCELO GARCÍA, C. Pesquisa sobre formação de professores: o conhecimento sobre aprender a ensinar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 09, p.51-75, set./out./nov./dez.1998. Disponível em: < http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-24781998000300005&lng=pt&nrm=iso>

MARCELO GARCÍA, C. A identidade docente; constantes e desafios. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação de Professores, [s.l.], v. 01, n. 01, p.109-131, ago./dez.2009. Disponível em: < https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/8>

NASCIMENTO, M. das G. et. al. Indução profissional docente: desafios e tensões no contexto de uma política pública. Currículo sem Fronteiras, [s.l.], vol. 19, n. 1, p. 151-166, jan./abr. 2019. Disponível em: < https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/nascimento-flores-xavier.pdf>

NONO, M. A. Professores iniciantes: o papel da escola em sua formação. Porto Alegre: Mediação, 2011.

NUÑEZ, C. G. et. al. Horizontes de posibilidad de la mentoría en Chile: análisis de la experiencia piloto desde la perspectiva del discurso. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 117, p. 1149-1164, out./dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000400014

REALI, A. M. de M; TANCREDI, R. M. S. P.; MIZUKAMI, M. da G. N. Programa de mentoria online para professores iniciantes: fases de um processo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.40, n.140, p.479-506,mai./ago. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000200009

REYES, L. A. O. Profesores principiantes e inserción profesional a la docencia. Preocupaciones, problemas e desafios. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Sevilla, 2011. p.189-237.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p.15-33.

TARDIF, M. Os saberes dos professores em seu trabalho. In: TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. 4ªed. p.29-224.

TEIXEIRA, I. A. de C. Da condição docente: primeiras aproximações. Educação e Sociedade, Campinas, v.28, n.99, p.426-443, mai./ago.2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000200007