Aprender la professión docente "en la practica”: apuntes y problematizaciones en torno de la formación de professoras/es de Geografía al inicio de su carrera

Contenido principal del artículo

Alessandra Bernardes Faria Campos
https://orcid.org/0000-0002-7063-539X
Prof. Dr. Júlio Emílio Diniz-Pereira
https://orcid.org/0000-0002-5401-4788

Resumen

Un marco fundamental en la formación docente es el ingreso en la carrera. Es un momento de aprendizaje rápido e intenso de la docencia que muchas veces ocurre bajo fuerte presión y sin el debido apoyo. Fundamentados en referentes de la formación docente y de estudios sobre iniciación docente, analizamos la trayectoria de jóvenes profesores de Geografía en la región metropolitana de Belo Horizonte, en Brasil. A través de datos producidos a partir de cuestionarios y estrevistas semiestructuradas, analizamos los procesos de inserción profesional de estos sujetos, identificando dificultades enfrentadas y caminos construidos para seguir en la profesión, así como consecuencias de esas formas de inserción para profesores y para la docencia. La indentificación de objectos, fuentes y procesos de aprendizaje de estos docentes permitió un análisis amplio y problematizador de los procesos de formación en esta etapa del ciclo de vida docente, apuntando a la necesidad de construir formas de inserción en la docencia diferentes a las que han predominado en las escuelas brasileñas.

Descargas

Métricas

Visualizações em PDF
212
Dec 04 '23Dec 07 '23Dec 10 '23Dec 13 '23Dec 16 '23Dec 19 '23Dec 22 '23Dec 25 '23Dec 28 '23Dec 31 '23Jan 01 '248
|

Detalles del artículo

Cómo citar
CAMPOS, A. B. F.; DINIZ-PEREIRA, J. E. Aprender la professión docente "en la practica”: apuntes y problematizaciones en torno de la formación de professoras/es de Geografía al inicio de su carrera. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–15, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.22342.061. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22342. Acesso em: 8 abr. 2025.
Sección
Dossiê Comemorativo 25 anos
Biografía del autor/a

Alessandra Bernardes Faria Campos, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFOP).

Prof. Dr. Júlio Emílio Diniz-Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor Titular da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Doutor (Ph.D.) em Educação pela University of Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos (2004). Como Professor em Dedicação Exclusiva (D.E.) da UFMG desde 1997. Coordenou o Núcleo de Assessoramento à Pesquisa da Faculdade de Educação (NAPq/FaE/UFMG; 2013-2015; 2015-2017) e a Coordenação Pedagógica do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/FaE/UFMG; 2014-2017).  Professor Visitante nas universidades: Monash University, em Melbourne (Austrália) - (2022-2023); lecionou o curso Paulo Freire and Education for Social Justice (2023); North Carolina State University (2016) e University of Wisconsin-Madison (2005, 2006, 2008, 2012, 2013, 2014 e 2015); University of Washington-Seattle (2011-2012); e no Centro de Estudios Avanzados da Universidad de Playa Ancha (Chile) com bolsa da Comissión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (CONICYT) (2015-2016). É membro-fundador do Núcleo de Pesquisas sobre a Profissão Docente (PRODOC-UFMG) e o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos: Formação e Pesquisa (NEJA-UFMG). No Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFMG coordenou o curso de Doutorado Latino Americano (DLA; 2019-2021; 2021-2022). Desenvolve e orienta pesquisas nas temáticas: políticas públicas, legislação e reformas curriculares na formação de professores; profissão, trabalho e identidade docente; aprendizagem da docência e construção de saberes docentes; a epistemologia da experiência na formação docente; pesquisas narrativas na formação de professores; pesquisa sobre e na formação docente; formação de educadores, diversidade cultural e movimentos de luta por justiça social.

Datos de los fondos

Citas

ANDRÉ, M. Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 145, p. 112-129, jan./abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000100008

BALL, S. J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo Sem Fronteiras, [s. l.], v.1, n.2, p.99-116, jul./dez. 2001. Disponível em: < http://www.curriculosemfronteiras.org/vol1iss2articles/ball.htm>. Acesso em 15 set 2011.

DINIZ-PEREIRA, J. E. A formação acadêmico-profissional: compartilhando responsabilidades entre as universidades e escolas. In: TRAVERSINI, C. et al. (org..). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 1, p. 253-267, 2008.

FANFANI, E. T. Consideraciones sociologicas sobre profesionalización docente. Educação e Sociedade, Campinas, v.28, n.99, p.335-353, maio/ago. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000200003

FLORES, M. A. Teacher learning in the workplace: process and influencing factors. Trabalho apresentado na Conferência Internacional sobre Educação Havaí, 6-10 jan., 2003. Honolulu (Havaí). 25p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.

GARCIA, M. M. A.; ANADON, S. B. Reforma educacional, intensificação e autointensificação do trabalho docente. Educação e Sociedade, Campinas, v.30, n.106, p.63-85, jan./abril 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000100004

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto, Portugal: Porto Editora, 1992. p.31-61.

LIMA, E. F. de et.al. Sobrevivendo ao início da carreira docente e permanecendo nela. Como? Por quê? O que dizem alguns estudos. Educação e Linguagem, São Paulo, ano 10, n.15, p.138-160, jan./jun. 2007. DOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v10n15p138-160

MARCELO GARCÍA, C. Pesquisa sobre formação de professores: o conhecimento sobre aprender a ensinar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 09, p.51-75, set./out./nov./dez.1998. Disponível em: < http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-24781998000300005&lng=pt&nrm=iso>

MARCELO GARCÍA, C. A identidade docente; constantes e desafios. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação de Professores, [s.l.], v. 01, n. 01, p.109-131, ago./dez.2009. Disponível em: < https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/8>

NASCIMENTO, M. das G. et. al. Indução profissional docente: desafios e tensões no contexto de uma política pública. Currículo sem Fronteiras, [s.l.], vol. 19, n. 1, p. 151-166, jan./abr. 2019. Disponível em: < https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/nascimento-flores-xavier.pdf>

NONO, M. A. Professores iniciantes: o papel da escola em sua formação. Porto Alegre: Mediação, 2011.

NUÑEZ, C. G. et. al. Horizontes de posibilidad de la mentoría en Chile: análisis de la experiencia piloto desde la perspectiva del discurso. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 117, p. 1149-1164, out./dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000400014

REALI, A. M. de M; TANCREDI, R. M. S. P.; MIZUKAMI, M. da G. N. Programa de mentoria online para professores iniciantes: fases de um processo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.40, n.140, p.479-506,mai./ago. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000200009

REYES, L. A. O. Profesores principiantes e inserción profesional a la docencia. Preocupaciones, problemas e desafios. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Sevilla, 2011. p.189-237.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p.15-33.

TARDIF, M. Os saberes dos professores em seu trabalho. In: TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. 4ªed. p.29-224.

TEIXEIRA, I. A. de C. Da condição docente: primeiras aproximações. Educação e Sociedade, Campinas, v.28, n.99, p.426-443, mai./ago.2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000200007