Contribuições de um programa de Educação a Distância sobre Educação Inclusiva para a formação continuada do professor em início de carreira.
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Abstract
A formação do professor é um processo contínuo e cada etapa ou ciclo da atividade docente requer um tipo de conhecimento específico, já que, as necessidades formativas de um professor em início de carreira diferem daquele com mais de 10 anos na profissão, que por sua vez, difere do que já atua nela há 20 anos. Assim, pode-se entender que o período inicial de formação docente é insuficiente para oferecer todos os conhecimentos de que um professor necessita para o desenvolvimento de sua prática educativa. Nesse sentido, outros espaços e períodos de formação como a continuada são considerados como imprescindíveis para subsidiar o trabalho docente. Este artigo trata sobre um estudo que procurou oferecer contribuições na busca por novos espaços formativos na medida em que investigou a formação do professor dentro do contexto da EaD. A partir da seguinte questão de pesquisa: Quais os limites e possibilidades de um programa de formação continuada a distancia via internet para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Conduzimos um estudo efetuado totalmente a distancia em um ambiente telemático via Portal dos Professores (UFSCar) através da plataforma MOODLE, voltado para professores iniciantes. Adotando o modelo metodológico denominado construtivo – colaborativo, nossa investigação revelou entre outros pontos que a EaD via internet é um meio eficaz de formação profissional pois a web hoje oferece recursos capazes de romper com uma formação baseada na simples transmissão de conteúdo e com a ideia de aprendizagem passiva oportunizando a formação de grupos virtuais de trabalho e de aprendizagem.
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