Ritos e violência no Ensino Fundamental
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Abstract
Resumo. O artigo visa explicar o surgimento de comportamentos violentos na escola a partir dos atos aparentemente insignificantes condicionados e gerados pelo mito, pelo ritual e pelo rito. A compreensão da violência na tem sido por fatores econômicos, sociais, culturais e pedagógicos, contudo a proposição deste trabalho modifica esse eixo: os comportamentos dos indivíduos podem ser condicionados por mitos, rituais e ritos da sociedade envolvente. A trajetória desta investigação analítico-empírica tem como referencial as ideias de Campbell, Eliade e Segalen. No campo empírico, os trabalhos de coleta de dados (observação e documentação) foram realizados numa escola municipal; os sujeitos foram crianças e professores do 1ª ao 5º ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados ocorreu com base no referencial da antropologia (Campbell, Eliade e Segalen) e pela teorização progressiva. Conclui-se que a percepção de atos sociais condicionados pela lógica ritual da sociedade envolvente pode produzir olhares pedagógicos sobre as crianças nas primeiras séries na Educação Básica e identificá-los como produtores e reprodutores de atos que podem implicar em violência na escola e, dessa forma intervir de forma propositiva junto à comunidade escolar.
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