USO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS COMO UM DOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Main Article Content

Luzia Mitiko Saito Tomita
Rosana Figueiredo Salvi
Marcio Miguel de Aguiar

Abstract

Neste artigo discutem-se os problemas da aprendizagem na escola e a situação apreensiva em que se encontram os professores diante das dificuldades em promover um ensino com qualidade adequado à realidade do mundo atual. Partindo dessa preocupação, dentre inúmeras propostas, tomou-se como base a de Ausubel em promover a aprendizagem que ressalta o uso de organizadores prévios como estratégia que serviria de ponte cognitiva provocadora de aprendizagem significativa. Para que essa ocorra é imprescindível incorporar o conteúdo novo ao conhecimento pré-existente do aluno para obter resultado esperado na aprendizagem.

Downloads

Article Details

How to Cite
TOMITA, L. M. S.; SALVI, R. F.; AGUIAR, M. M. de. USO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS COMO UM DOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Olhar de Professor, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 282–292, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.18i2.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6829. Acesso em: 7 jul. 2025.
Conference Proceedings Volume
Section
Artigos em fluxo contínuo
Author Biographies

Luzia Mitiko Saito Tomita, Universidade Estadual de Londrina

Docente no departamento de Geociências da UEL (Universidade Estadual de Londrina), membro do FOPE/PRODOCÊNCIA, Doutora em Geografia Física pela FFLCH- USP.

Rosana Figueiredo Salvi, Universidade Estadual de Londrina

Docente no departamento de Geociências da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Doutora em Geografia Humana pela FFLCH- USP.

Marcio Miguel de Aguiar, Universidade Estadual de Londrina

Docente no departamento de Geociências da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Mestre em Geografia Humana pela UEL.