HEGEMONIA DISCURSIVA E CONSENSO ATIVO
Main Article Content
Abstract
O tortuoso e difícil processo de questionamento sobre o trabalho docente passa pela análise do desenvolvimento do sujeito social, entendendo que esse exige para sua efetivação a relação trabalho-educação como atributos da humanização. A origem do homem e da educação coincide, mas o trabalho é a característica essencial que define o homem em sua totalidade. O que o homem é, é-o pelo trabalho; com ele se desenvolve, se aprofunda e se complexifica ao longo do tempo. A partir de uma perspectiva histórico crítica que destaca os aspectos ontológico e histórico dos fenômenos estudados, elegemos a categoria trabalho-educação para entender o processo que orienta e alimenta o trabalho docente, como atividade que tem a potência de desenvolver sujeitos emancipados, participantes críticos da vida da sociedade. Para compreender a relação trabalho-educação, tomamos a produção acadêmica publicada na ANPEd, no recorte período 2009-2013, do Grupo de Trabalho (GT): Formação de Professores, como representativa dos discursos acadêmicos. Analisamos o posicionamento epistemológico e político dos artigos, assumidamente críticos e dialéticos, destacando como sustentam a relação trabalho-educação. Os resultados a presença de hegemonia discursiva, quando críticos contra hegemônicos visam à qualidade social para a educação, preocupam-se com o desenvolvimento de processos e potencialidades dos sujeitos, inserindo-os em atividades que possibilitam a apropriação de conhecimentos, com vistas tanto à qualificação teórico-técnica, tanto quanto à compreensão crítica das posturas baseadas na ética das relações assimétricas e da produção da submissão nos indivíduos via trabalho docente; quando hegemônicos fortalecem o consenso ativo.
Metrics
Article Details
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
a) Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution License which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.
c) Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.
d) This journal provides public access to all its content, as this allows a greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of the research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and are not available for other purposes.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.