Construindo a formação problematizadora e dialógica do educador
Contenido principal del artículo
Resumen
Objetivamos relatar e analisar como estamos construindo, na prática, uma
formação do educador problematizador e dialógico em Física na perspectiva
de instrumentalizá-lo a pensar a própria prática e torná-lo um investigador
ativo. Objetivamos, assinalar, ainda, nossa interpretação da obra de Freire,
tomando como referência básica suas contribuições em favor de uma teoria
do conhecimento educacional, ou teoria da ação dialógica. A dinâmica desse
processo assenta-se na dialogicidade, na intencionalidade e na racionalidade
comunicativa. A perspectiva da investigação-ação educacional, enquanto
norteadora de nossa proposta de mudança, é o caminho através do
qual compreendemos ser possível contribuir para a formação de um educador
dialógico, capaz contribuir para a construção de comunidades críticas
de investigadores ativos.
formação do educador problematizador e dialógico em Física na perspectiva
de instrumentalizá-lo a pensar a própria prática e torná-lo um investigador
ativo. Objetivamos, assinalar, ainda, nossa interpretação da obra de Freire,
tomando como referência básica suas contribuições em favor de uma teoria
do conhecimento educacional, ou teoria da ação dialógica. A dinâmica desse
processo assenta-se na dialogicidade, na intencionalidade e na racionalidade
comunicativa. A perspectiva da investigação-ação educacional, enquanto
norteadora de nossa proposta de mudança, é o caminho através do
qual compreendemos ser possível contribuir para a formação de um educador
dialógico, capaz contribuir para a construção de comunidades críticas
de investigadores ativos.
Métricas
Cargando métricas ...
Detalles del artículo
Cómo citar
MION, R. A.; DE BASTOS, F. da P.; ANGOTTI, J. A. P. Construindo a formação problematizadora e dialógica do educador. Olhar de Professor, [S. l.], v. 2, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1356. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos em fluxo contínuo