(RESENHA) Nietzsche e a crise dos valores

Contenido principal del artículo

Lairton Tres

Resumen

Esta resenha de parte da obra “Nietzsche”, do autor Osvaldo Giacóia Júnior, quer nos colocar diante de uma reflexão a respeito de uma das crises que envolvem a humanidade: a crise de valores. Com a Modernidade, as relações humanas sofrem grandes modificações. Os sujeitos e a natureza passam a serem tratados como objetos; deixa-se de lado a preocupação com o ser, priorizando-se o ter. Surge um novo deus, capaz de guiar o seu próprio destino, sem se importar com valores de bem e mal: o homem. Como resultado desse processo, prejudica-se a natureza, na qual estão incluídos os demais seres humanos. Cabe, pois, à educação a tarefa de auxiliar no processo de reversão da crise estabelecida, através da luta pelo esclarecimento dos sujeitos. Assim será possível levá-los ao entendimento da realidade que os cerca para que, com isso,percebam a importância do significado dos valores que se perderam – a Verdade, a Justiça, o Bem e a Virtude – e possam resgatá-los para dar um novo rumo à humanidade e possibilitar melhores condições de vida a todos os seres que compõem o planeta.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
TRES, L. (RESENHA) Nietzsche e a crise dos valores. Olhar de Professor, [S. l.], v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1436. Acesso em: 3 nov. 2024.
Sección
Artigos em fluxo contínuo
Biografía del autor/a

Lairton Tres, Escola Estadual de Ensino Médio Senhor dos Caminhos

possui graduação em Ciências Habilitação Em Química pela Universidade de Passo Fundo (1998) , especialização em Engenharia Ambiental pela Universidade de Passo Fundo (2000) e mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2005) . Atualmente é professor titular da Escola Estadual de Ensino Médio Senhor dos Caminhos, Químico do Abatedouro de Aves Danielli Tapejara e Químico da Piscina Paraíso dos Pássaros. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação ambiental, Teoria crítica, Crise ambiental, Racionalidade e Paulo Freire.