(RESENHA) Nietzsche e a crise dos valores

Main Article Content

Lairton Tres

Abstract

Esta resenha de parte da obra “Nietzsche”, do autor Osvaldo Giacóia Júnior, quer nos colocar diante de uma reflexão a respeito de uma das crises que envolvem a humanidade: a crise de valores. Com a Modernidade, as relações humanas sofrem grandes modificações. Os sujeitos e a natureza passam a serem tratados como objetos; deixa-se de lado a preocupação com o ser, priorizando-se o ter. Surge um novo deus, capaz de guiar o seu próprio destino, sem se importar com valores de bem e mal: o homem. Como resultado desse processo, prejudica-se a natureza, na qual estão incluídos os demais seres humanos. Cabe, pois, à educação a tarefa de auxiliar no processo de reversão da crise estabelecida, através da luta pelo esclarecimento dos sujeitos. Assim será possível levá-los ao entendimento da realidade que os cerca para que, com isso,percebam a importância do significado dos valores que se perderam – a Verdade, a Justiça, o Bem e a Virtude – e possam resgatá-los para dar um novo rumo à humanidade e possibilitar melhores condições de vida a todos os seres que compõem o planeta.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
TRES, L. (RESENHA) Nietzsche e a crise dos valores. Olhar de Professor, [S. l.], v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1436. Acesso em: 22 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Artigos em fluxo contínuo
Author Biography

Lairton Tres, Escola Estadual de Ensino Médio Senhor dos Caminhos

possui graduação em Ciências Habilitação Em Química pela Universidade de Passo Fundo (1998) , especialização em Engenharia Ambiental pela Universidade de Passo Fundo (2000) e mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2005) . Atualmente é professor titular da Escola Estadual de Ensino Médio Senhor dos Caminhos, Químico do Abatedouro de Aves Danielli Tapejara e Químico da Piscina Paraíso dos Pássaros. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação ambiental, Teoria crítica, Crise ambiental, Racionalidade e Paulo Freire.