O detalhe e o macro-contexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais

Contenido principal del artículo

Sally Power

Resumen

Neste artigo, por meio da teoria centrada no estado, procura-se compreender mudanças ocorridas recentemente em escolas inglesas. Para tanto, consideram-se as preocupações expressas por Jenny Ozga, a qual afirma que muitas pesquisas sobre política e prática educacional ignoram o macro-contexto. Com base em dados de estudos de caso, argumenta-se que teorizações sobre as políticas educacionais que se fundamentam em concepções centradas no Estado oferecem pouca ajuda na compreensão do que acontece nas escolas. Sugere-se que, ao invés de denegrir o ‘empiricismo’ das pesquisas, dever-se-ia reconsiderar a utilidade dos referenciais macro-analíticos. Defende-se a idéia de que tais referenciais podem ser baseados em suposições que a princípio não são passíveis de serem demonstradas, assim como em oposições que não são facilmente defensáveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
POWER, S. O detalhe e o macro-contexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais. Olhar de Professor, [S. l.], v. 9, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1449. Acesso em: 5 dic. 2025.
Sección
Artigos em fluxo contínuo