PROFESSORES INICIANTES DE LÍNGUA INGLESA: CONFLITOS E RE/ESTRUTURAÇÕES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Contenido principal del artículo

Ademar da Silva
Denise M. Margonari

Resumen

Este trabalho é resultado de uma pesquisa na área de formação de professores de Língua Inglesa que visa a acompanhar a trajetória profissional dos professores em início de carreira, egressos, no ano de 2002, de um curso de Licenciatura em Letras de uma instituição pública do interior do Estado de São Paulo. Tendo em vista que muitos aspectos do processo de construção e organização da experiência humana se refletem na linguagem, na investigação desenvolvida, cruzamos a análise de trechos de relatórios e questionários de alunos egressos da disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I e II com dados desses alunos já em serviço. O objetivo é demonstrar que a sensação de insegurança e ansiedade quanto à futura atuação profissional, vivenciada durante o curso, ainda se manifesta no início da carreira docente e que, além de ser, muitas vezes, superada, ela varia de acordo com o perfil do aluno-professor, que, numa fase de exploração de possibilidades profissionais, estrutura e reestrutura as diversas opções que a vida lhe oferece. Palavras-chave: Formação de professores. Língua Inglesa Re/estruturações.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
DA SILVA, A.; MARGONARI, D. M. PROFESSORES INICIANTES DE LÍNGUA INGLESA: CONFLITOS E RE/ESTRUTURAÇÕES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. Olhar de Professor, [S. l.], v. 10, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1477. Acesso em: 22 nov. 2024.
Sección
Artigos em fluxo contínuo