PROFESSORES, ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS: UMA ANÁLISE DA ESCOLA A PARTIR DE IDÉIAS DE BASIL BERNSTEIN - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.043062
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Resumen
Pretende-se, neste artigo, articular a pedagogia visível e invisível e conceitos sobre a escola, de Bernstein, a questões levantadas por Nogueira (1998) e Resende (2006) sobre a escolha de escolas pelos pais e a relação família e escola, e refletidas por Contreras (2002) e Cortesão (2006) sobre a atuação docente. Na primeira parte, apresentando conceitos de pedagogia visível e invisível de Bernstein (1984), o trabalho aborda as mudanças nas demandas de famílias de determinados segmentos de classe média, comparando-as às demandas de outras frações da sociedade. Mostra que famílias entram em conflito com suas próprias idéias a respeito da escolarização dos filhos, utilizando os conceitos de Bernstein sobre pedagogias visível e invisível e as implicações da busca de uma nova propriedade como posse de habilidades valorizadas e disponibilizadas nas instituições educacionais ao longo da escolarização. O texto aborda as diferentes manifestações desse conflito na escola. Num segundo momento, apresenta conceitos sobre a escola, de Bernstein (1996), relacionando-os aos anteriores e apresentando sugestões para que os professores lidem com as demandas atuais em relação à escola e com as pressões geradas pela visão de educação enquanto mercado, de forma a procurar não coolaborar para o aumento das desigualdades sociais, trazendo as contribuições de Contreras (2002), Cortesão (2006), Canário (2005) e Mainardes (2007). A autora apontará o uso de práticas pedagógicas mistas na sala de aula e o conceito de professor como investigador-social-crítico como possíveis contribuições para a construção de uma escola democrática.