The language and the construction of the real by the child: contrapuntos entre Lev S. Vygotsky y Jean Piaget

Contenido principal del artículo

Mériti de Souza
https://orcid.org/0000-0002-8157-7615
Diana Carvalho de Carvalho
https://orcid.org/0000-0002-6924-2214

Resumen

Las teorias formuladas por Piaget y Vygotsky ejercieron una gran influencia en la formación de profesores y en los debates sobre alfabetización en Brasil a lo largo del siglo XX. Los contrapuntos entre estos autores sobre la relación entre lenguaje y  construcción de lo real por el niño son el foco del presente ensayo, especialmente en lo que se refiere a las diferencias entre desarrollo y aprendizaje y pensamiento y lenguaje. Se entiende que el lenguaje posibilita la comunicación con el otro y consigo mismo, en la medida en que hace viable la materialización de nuestra sensibilidad y la codificación y sistematización de la realidad; su codificación pasa, no sólo por el dominio, sino sobre todo, por la aprehensión y recriación de este código linguístico.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
SOUZA, M. de; CARVALHO, D. C. de. The language and the construction of the real by the child: contrapuntos entre Lev S. Vygotsky y Jean Piaget. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–15, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15176.209209224411.0419. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15176. Acesso em: 22 nov. 2024.
Sección
Artigos em fluxo contínuo
Biografía del autor/a

Mériti de Souza, UFSC

Graduação em Formação de Psicólogo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984). Mestrado em Educação pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (1989). Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Pós Doutorado em Psicologia no CES - Centro de Estudos Sociais - da Universidade de Coimbra, com bolsa da Capes (2005). Pós Doutorado em Educação na Unesp (2012-2013). Foi professora e pesquisadora na Graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Unesp - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - de 1985 a 2005. Atualmente é professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina -, exercendo atividades de ensino e pesquisa. Membro do Grupo de Pesquisa Margens - modos de vida, família e relações de gênero - na UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa LAPCIP - Laboratório de Psicanálise, processos criativos e interações políticas - na UFSC. Coordenadora do GT da Anpepp - Processos de subjetivação, clinica ampliada e sofrimento psiquico - de 2009 a 2013. Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental - de 2004 a 2016. Diretora do Laboratório de Psicopatologia Fundamental da Unesp de Assis - de 1999 a 2005. Tem experiência na área de psicologia, epistemologia, psicanálise, educação, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de subjetivação, inconsciente, diferença; violências e sofrimento psiquico; produção e transmissão do conhecimento: modernidade e pós-estruturalismo; pesquisa e metodologia em psicologia. psicanálise e educação.

Diana Carvalho de Carvalho, UFSC

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), doutorado em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2014). Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Metodologia do Ensino, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação e Infância. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC no período de dezembro de 2003 a maio de 2006; coordenadora do Núcleo de Publicações do Centro de Ciências da Educação da UFSC gestão 2015 a 2017 e Coordenadora do Sub-projeto do curso de Licenciatura em Psicologia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFSC (PIBID/Psicologia UFSC) no período de agosto de 2010 a fevereiro de 2018. Eleita coordenadora do Grupo de Trabalho de Psicologia da Educação (GT-20) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), gestões 2013/2015 e 2016/2017. Atualmente compõe a equipe editorial da Revista Perspectiva (revista do Centro de Ciências da Educação da UFSC). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Educação e Escola (GEPIEE), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2001, sediado na UFSC. Atua nos seguintes temas de pesquisa: educação, infância, psicologia da educação e formação de professores para os anos iniciais da escolarização.