Educación para adultos mayores en tiempo pandemia en el Núcleo de Estudos da Terceira Idade: informe de experiencia

Contenido principal del artículo

Michele Medeiros
https://orcid.org/0000-0001-7798-3963
Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa
https://orcid.org/0000-0002-2763-8050
Guilherme Henrique Koerich
https://orcid.org/0000-0003-1585-6998

Resumen

La pandemia de COVID-19 trajo la necesidad de reformulaciones en los procesos educativos, especialmente para los ancianos. La distancia social y la educación mediada por las tecnologías digitales son necesarias. Este informe presenta la estrategia de mantener el vínculo con los estudiantes mayores del Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), con la propuesta del "Programa de Cuarentena en NETI". El desarrollo del proyecto ocurre a través de publicaciones semanales, de diferentes materiales y contenidos en los grupos de WhatsApp de las actividades ofrecidas. El programa fue evaluado por estudiantes mayores a través de un cuestionario online, de los cuales, 96.7% mostraron gran satisfacción y satisfacción con el contenido. Los materiales abordan diferentes contenidos, temas y formatos, y los videos son los favoritos de los estudiantes mayores. Se concluye que el programa se ha presentado como una experiencia exitosa, ya que han proporcionado enlace con los estudiantes y el intercambio de información durante la pandemia COVID-19.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
MEDEIROS, M.; BAETA NEVES ALONSO DA COSTA, M. F.; KOERICH, G. H. Educación para adultos mayores en tiempo pandemia en el Núcleo de Estudos da Terceira Idade: informe de experiencia. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–9, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.15814.028. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15814. Acesso em: 23 nov. 2024.
Sección
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografía del autor/a

Michele Medeiros, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC (2002). Especialista em Gerontologia pelo Núcleo de Estudos da Terceira Idade- NETI/ UFSC (2009). Mestrado Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem/ UFSC (2017). Membro do Laboratório de Pesquisas e Tecnologia em Enfermagem, Cuidado em Saúde à Pessoas Idosas- GESPI/ UFSC. Atuou como Enfermeira Assistencial no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago- HU/ UFSC (2003-2020). Atua como Enfermeira no Núcleo de Estudos da Terceira Idade/ NETI/ PROEX/ UFSC (desde fev/2020). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico- Cirúrgica de adultos e idosos.

Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia Dom Domênico, Guarujá/São Paulo, Especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Guarujá/São Paulo, Especialização em Ensino Profissionalizante (PROFAE) pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), Especialização em Saúde Coletiva com Enfoque no Programa Saúde da Família (PSF) pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), Especialização em Gerontologia pelo Centro Universitário São Camilo (SP), Mestrado em Administração dos Serviços de Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Doutorado em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Realizou no período de 2008-2009, estágio sanduíche (CAPES), no Departamento de Saúde Comunitária e Gerontologia da Universidade de Barcelona (UB), Espanha. Especialista em Enfermagem Gerontológica pelo Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da Associação Brasileira de Enfermagem-ABEN/Nacional, no ano de 2015. Professora Adjunto II do Departamento de Enfermagem - Área Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação de Enfermagem e Saúde - GEPADES. Coordenadora do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Coordenadora do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), da Pró-Reitoria de Extensão, Universidade Federal de Santa Catarina.

Guilherme Henrique Koerich, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa Significação da marca, informação e comunicação organizacional (SIGMO/UFSC/CNPq). Pós-graduação (lato sensu) em Docência no Ensino Superior pela Universidade do Contestado (UnC). Graduação em Tecnologia em Gastronomia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Possui Complementação Pedagógica equivalente a Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (ISEED). Graduando Bacharelado em Turismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Servidor Público Federal ativo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Técnico em Assuntos Educacionais, na Pró Reitoria de Extensão - Núcleo de Estudos da Terceira Idade. Possui experiência na coordenação de Projetos de Extensão.