Buscando Caminhos - a integração do Ser ao Saber
Contenido principal del artículo
Resumen
Percebe-se que a falta do hábito de ler tem contribuído para a produção de um discurso pobre, truncado e restrito. Neste artigo apresento minha busca de caminhos para se chegar à construção da contrapalavra através da leitura e sua exteriorização oral e/ou escrita. Dessa forma a leitura deverá ser trabalhada como fonte e instrumento criador de estruturas e inteligências que permitam o aluno, através do processo metsfórico, construir, reconstruir e ampliar conhecimentos, criando competências e tornando-se sujeito do conhecimento e da história. Além disso defende-se que a prática da conscientização de valores humanos universais, sob uma perspectiva filosófica, religiosa e cultural, através de texto-pretexto, criam e/ou ampliam o espírito de cooperação, de criatividade, de respeito às diferenças, de reverência e de amor pelos seres humanos, pois tais valores são fundamentais ao bom andamento do cotidiano escolar. Tal abordagem implica na certeza de que sem o resgate humano e o uso de metodologias alternativas PE impossível trabalhar a formação holística do ser.