Inclusión de estudiantes con TEA en la educación regular y las contribuiciones del Plan Educativo Individualizado: una revisión sistemática de la literatura

Contenido principal del artículo

Prof.ª Roseli Wolschick Rambo
https://orcid.org/0000-0003-4795-2693
Prof. Dr. Leonardo Rocha de Almeida
https://orcid.org/0000-0002-8116-7405
Prof.ª Dr.ª Rosemari Lorenz Martins
https://orcid.org/0000-0003-0658-5508

Resumen

Con base en el tema de la inclusión de estudiantes autistas en la educación regular y las contribuciones del plan educativo individualizado, este artículo tiene como objetivo investigar, en la literatura, las relaciones entre la inclusión escolar, el plan educativo individualizado (PEI) y el desarrollo de las competencias y habilidades de los estudiantes con los trastornos del espectro autista (TEA) en su proceso de enseñanza. Los niños con TEA tienen el derecho a construir aprendizajes y no debe ser solamente inserido en el salón de clase, sin una adecuada planificación pedagógica, que considere sus capacidades, dificultades y necesidades. Para identificar estudios ya realizados sobre este tema, se realizó una revisión integrativa de la literatura en la base de datos Scielo y Google Académico. La investigación reveló que la escuela regular aún necesita adaptaciones curriculares para que la inclusión ocurra. Frente a esta discusión, se destacó la importancia de utilizar el PEI para el proceso de inclusión en las escuelas regulares.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
RAMBO, R. W.; ALMEIDA, L. R. de; MARTINS, R. L. . Inclusión de estudiantes con TEA en la educación regular y las contribuiciones del Plan Educativo Individualizado: una revisión sistemática de la literatura. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–17, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20342.041. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20342. Acesso em: 22 nov. 2024.
Sección
Artigos em fluxo contínuo
Biografía del autor/a

Prof.ª Roseli Wolschick Rambo, Universidade Feevale

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Feevale(2007), especialização em Pós-Graduação Lato Sensu pela Faculdade do Noroeste de Minas(2009) e especialização em habilitação magistério pela Escola Estadual de 1º e 2º graus José de Alencar(1999). Atualmente é professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Amizade, professora da Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo e da Universidade FEEVALE. Tem experiência na área de Educação.

Prof. Dr. Leonardo Rocha de Almeida, Universidade La Salle - Unilasalle/Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Doutor em Educação pela Universidade La Salle (Unilasalle/RS). Mestre em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) Especialista em Mídias na Educação, Informática Instrumental para Professores da Educação Básica e em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pedagogo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis - Laureate International University (UniRitter). Atualmente, professor dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Porto Alegre. Possui experiência na Educação Infantil e Ensino Fundamental, modalidades Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas redes municipais de Sapucaia do Sul, Guaíba e na rede estadual do Rio Grande do Sul (RS); Foi tutor dos cursos de licenciaturas do Centro Universitário Internacional UNINTER. Atuou como bolsista de ensino UNASUS/UFCSPA na revisão de materiais e ministrando formação continuada para docentes. Tem interesse nos seguintes temas: Didática, Alfabetização, práticas inovadoras.

Prof.ª Dr.ª Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

Graduada em Letras - Português/Alemão (1993) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e em Pedagogia (2021) pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro; Especialista em Linguística do Texto (1996) pela Unisinos e em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021) e em Neuropsicopedagogia clínica e institucional pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo; Mestre em Ciências da Comunicação, área de concentração Semiótica (1999), pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é coordenadora e professora permanente do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social e professora do curso de Letras da Universidade Feevale. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais e Informática na Educação. Tem experiência na área de Letras e na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, aquisição da linguagem e letramento, inclusão escolar e variação linguística e ensino

Citas

BASSI, T. M. dos S.; BRITO, V. M. de; NERES, C. C. O Plano Educacional Individualizado e a Escolarização dos Alunos com Deficiência Intelectual: Políticas e Práticas, Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, p. 1015-1034, 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Último acesso em 06 jul. 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acessado em: 11/10/2021.

BRASIL, Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista. Presidência da República, Casa Civil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20112014/2012/lei/l12764.htm. Acessado em: 11/10/2021.

BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796. Acessado em: 11/10/2021.

Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Decreto Legislativo nº 186, de 09 de julho de 2008: Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=424-cartilha-c&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192. Acessado em: 03/11/2021.

COSTA, D. S. Plano Educacional Individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismo. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, RS, 2016.

MICCAS, C. et al. Avaliação de funcionalidade em atividades e participação de alunos com transtornos do espectro do autismo. Rev. Psicopedagogia, [S. l.], p. 3-10, 2014.

PEREIRA, D. M. Análise dos efeitos de um Plano Educacional Individualizado no desenvolvimento acadêmico e funcional de um aluno com transtorno do espectro autista. Orientador: Profª Drª Débora Regina Paula Nunes. 2014. 181 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, [S. l.], 2014.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico, 2ª Ed., Novo Hamburgo - RS, Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo - ASPEUR Universidade Feevale, 2013. Disponível em: https://www.docsity.com/pt/metodologia-do-trabalho-cientifico-metodos-e-tecnicas-de-pesquisa/4851085/ Acesso em: 10/10/2021.

RIO GRANDE DO SUL, Secretaria do Estado da Educação. Referencial Curricular Gaúcho: Educação Infantil. Porto Alegre, 2018, v.1. Disponível em < http://portal.educacao.rs.gov.br/Portals/1/Files/1532.pdf> Último acesso em 07 jul. 2020.

SANTOS, T. P. dos; CHAVES, V. E. J. Autismo e educação: os desdobramentos da inclusão escolar. Revista Internacional de Apoyo a la Inclusión, Logopedia, Sociedad y Multiculturalidad, [S. l.], p. 12-24, 31 dez. 2016.