Inclusión de estudiantes con TEA en la educación regular y las contribuiciones del Plan Educativo Individualizado: una revisión sistemática de la literatura

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Prof.ª Roseli Wolschick Rambo
https://orcid.org/0000-0003-4795-2693
Prof. Dr. Leonardo Rocha de Almeida
https://orcid.org/0000-0002-8116-7405
Prof.ª Dr.ª Rosemari Lorenz Martins
https://orcid.org/0000-0003-0658-5508

Resumen

Con base en el tema de la inclusión de estudiantes autistas en la educación regular y las contribuciones del plan educativo individualizado, este artículo tiene como objetivo investigar, en la literatura, las relaciones entre la inclusión escolar, el plan educativo individualizado (PEI) y el desarrollo de las competencias y habilidades de los estudiantes con los trastornos del espectro autista (TEA) en su proceso de enseñanza. Los niños con TEA tienen el derecho a construir aprendizajes y no debe ser solamente inserido en el salón de clase, sin una adecuada planificación pedagógica, que considere sus capacidades, dificultades y necesidades. Para identificar estudios ya realizados sobre este tema, se realizó una revisión integrativa de la literatura en la base de datos Scielo y Google Académico. La investigación reveló que la escuela regular aún necesita adaptaciones curriculares para que la inclusión ocurra. Frente a esta discusión, se destacó la importancia de utilizar el PEI para el proceso de inclusión en las escuelas regulares.

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Detalles del artículo

Cómo citar
RAMBO, R. W.; ALMEIDA, L. R. de; MARTINS, R. L. . Inclusión de estudiantes con TEA en la educación regular y las contribuiciones del Plan Educativo Individualizado: una revisión sistemática de la literatura. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–17, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20342.041. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20342. Acesso em: 3 jul. 2024.
Sección
Artigos em fluxo contínuo
Biografía del autor/a

Prof.ª Roseli Wolschick Rambo, Universidade Feevale

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Feevale(2007), especialização em Pós-Graduação Lato Sensu pela Faculdade do Noroeste de Minas(2009) e especialização em habilitação magistério pela Escola Estadual de 1º e 2º graus José de Alencar(1999). Atualmente é professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Amizade, professora da Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo e da Universidade FEEVALE. Tem experiência na área de Educação.

Prof. Dr. Leonardo Rocha de Almeida, Universidade La Salle - Unilasalle/Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Doutor em Educação pela Universidade La Salle (Unilasalle/RS). Mestre em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) Especialista em Mídias na Educação, Informática Instrumental para Professores da Educação Básica e em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pedagogo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis - Laureate International University (UniRitter). Atualmente, professor dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Porto Alegre. Possui experiência na Educação Infantil e Ensino Fundamental, modalidades Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas redes municipais de Sapucaia do Sul, Guaíba e na rede estadual do Rio Grande do Sul (RS); Foi tutor dos cursos de licenciaturas do Centro Universitário Internacional UNINTER. Atuou como bolsista de ensino UNASUS/UFCSPA na revisão de materiais e ministrando formação continuada para docentes. Tem interesse nos seguintes temas: Didática, Alfabetização, práticas inovadoras.

Prof.ª Dr.ª Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

Graduada em Letras - Português/Alemão (1993) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e em Pedagogia (2021) pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro; Especialista em Linguística do Texto (1996) pela Unisinos e em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021) e em Neuropsicopedagogia clínica e institucional pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo; Mestre em Ciências da Comunicação, área de concentração Semiótica (1999), pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é coordenadora e professora permanente do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social e professora do curso de Letras da Universidade Feevale. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais e Informática na Educação. Tem experiência na área de Letras e na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, aquisição da linguagem e letramento, inclusão escolar e variação linguística e ensino

Citas

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