Infância e educação em De Pueris de Erasmo de Rotterdan. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0011
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Resumen
O presente texto tem por objetivo fazer uma reflexão sobre a imagem de infância qual como ela aparece em De Pueris, de Erasmo de Rotterdan. Como esse filósofo não criou, efetivamente, uma concepção de infância, queremos resgatar, na obra mencionada, a imagem de infância e sua relação com a educação. Nesse caso, observaremos que a função da educação na infância é instituir a racionalidade na criança, como um processo de humanização e substancialização do infante. Para isso, faremos uma breve contextualização histórica do renascimento, dando destaque para o aspecto pedagógico deste período. A partir da concepção antropológica de Erasmo, que parte da premissa de que o homem não nasce homem, mas transforma-se em homem, observaremos que é pela educação da criança que se faz este homem. Neste caso, é pela educação que se potencializa a substância racional da criança. Assim, o homem será o produto da educação que recebeu na infância.
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DANELON, M.; OLIVEIRA, M. A. G.; RICHTER, S. R. Infância e educação em De Pueris de Erasmo de Rotterdan. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0011. Olhar de Professor, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 157–165, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3359. Acesso em: 24 nov. 2024.
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Artigos em fluxo contínuo