A educação escolar das infâncias na sociedade midiática: desafios para a prática pedagógica. Doi: 10.5212/OlharProfr.v.14i1.0004
Contenido principal del artículo
Resumen
Neste artigo comungamos com outros pesquisadores que reivindicam a urgência de uma educação com, para e por meio de mídias na escola, sobretudo quando desenvolvida por meio de uma Pedagogiada Comunicação que, a partir da prática docente mediadora dos professores, seja potencializadora e possibilitadora de uma prática educativa desta natureza. Para ancorar nossas reflexões, tomamos por referência a formação e as práticas pedagógicas realizadas na educação infantil, pois acreditamos que a implementação de uma ação educativa com, para e por meio de mídias já na Educação Infantil pode proporcionar às crianças, em primeiro lugar, um processo de ensino-aprendizagem formal que viabilize e desenvolva um consumo mais vivencial, sensível e reflexivo daquilo que veem na tela da tevê; e, em segundo, que ofereça aos pequenos processos educativos socializadores que respeitem e valorizem sua condição de sujeitos sociais agentes, tornando possível, assim, a participação tanto em seu processo educativo como na prática social.
