Música e Educação: antigas questões, novos desafios.
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Resumen
O texto busca debater a questão da formação do professor de música frente aos desafios impostos pela Lei 11.769/08, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de ensino básico como componente curricular obrigatório da disciplina artes. O veto ao artigo 2° da lei, que previa a necessidade de formação específica para o professor de música, acirra o antigo debate sobre a qualificação necessária ao profissional que será o responsável pelo ensino de música nas escolas. Através de estudo de caso em escolas da Costa Verde Sul Fluminense, observamos que a educação musical é percebida na maioria das vezes como um componente auxiliar para outras disciplinas ou como um elemento lúdico desprovido de conteúdos específicos, o que torna confusa a concepção de quem seria esse professor. Não obstante a falta de recursos materiais e humanos, tal realidade aponta para a necessidade de ações educativas que qualifiquem todo o processo histórico em que a educação musical passa a ser reconhecida como área de conhecimento específico. Assim, buscamos destacar que a Lei 11.769/08 necessita de ações que a torne possível, e que para isso é necessário uma investigação mais profunda sobre a realidade das escolas brasileiras.
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Cómo citar
REQUIÃO, L. Música e Educação: antigas questões, novos desafios. Olhar de Professor, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 371–382, 2013. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i2.0011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4027. Acesso em: 22 nov. 2024.
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Artigos em fluxo contínuo