AS SIGNIFICAÇÕES DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SOBRE ENSINAR E APRENDER NA ESCOLA

Contenido principal del artículo

Denise Miyabe
Carlos Toscano

Resumen

O presente estudo discute os resultados preliminares de uma pesquisa em andamento. Esta pesquisa foi realizada em uma turma do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Londrina/PR e teve como objetivo revelar e compreender as significações dos alunos produzidas no e sobre o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, fez-se uso de  observação direta em sala de aula e de entrevistas para coletar dados e sua análise, com base na perspectiva histórico-cultural, pautou-se nas concepções de linguagem de Vigotski e Bakhtin e nas análises feitas por Lahire e Charlot sobre o sucesso e o fracasso escolar. Como resultado,  constatou-se que as significações das crianças a respeito de si e do ensinar e aprender são construídas e ressignificadas no próprio processo de ensino-aprendizagem e os fatores intervenientes nesse processo foram: a mediação pedagógica, as condições de trabalho e a mobilização dos alunos.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
MIYABE, D.; TOSCANO, C. AS SIGNIFICAÇÕES DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SOBRE ENSINAR E APRENDER NA ESCOLA. Olhar de Professor, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 163–176, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.17i2.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6703. Acesso em: 22 nov. 2024.
Sección
17(2)
Biografía del autor/a

Denise Miyabe, Universidade EStadual de Londrina

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina

Carlos Toscano, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina