AS VOZES DAS PROFESSORAS DA CRECHE: UM ESTUDO COMPARTILHADO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
Contenido principal del artículo
Resumen
O estudo aqui apresentado objetivou ao longo de 18 meses, analisar o processo de profissionalização docente enfocando os dilemas, desafios e perspectivas do cotidiano de trabalho e dos reflexos desses fatores para a carreira dessas profissionais. Com um processo de formação centrado na escola estabelecemos a parceria entre universidade-rede, por meio, de um estudo exploratório descritivo envolvendo 20 participantes da CEMEI (2 educadoras, 14 professoras, 1 gestora e 3 agentes educacionais), 2 professoras da universidade e 4 licenciandas do curso de pedagogia da UFSCar. Os dados foram levantados por meio de análise de diários reflexivos e questionários com questões abertas. A análise dos diários e dos questionários foi realizada partindo de 5 categorias: identidade profissional; desafios e dilemas da carreira; parceria universidade-rede; processos formativos e saberes docentes; perspectivas profissionais e políticas. Os resultados apresentados confirmam que a construção da identidade profissional se dá longo da carreira e trajetória de vida do sujeito. Nesse exercício de construção e ressignificação da identidade profissional é preciso que haja mudanças que além de depender dos professores e da sua formação, também dependem da transformação das práticas pedagógicas na sala de aula e investimentos em políticas comprometidas com projetos desenvolvidos no interior da escola, possibilitando a parceria entre universidade e rede e a continuidade dessas ações a longo prazo.