A educação e o ensino de geografia: na era da informação ou do conhecimento? - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0001
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Resumo
O mundo contemporâneo, especialmente a partir do último quartel do século XX, vem passando por rápidas transformações - econômicas, sociais, culturais - como resultado da mais recente revolução tecnológica. Essas mudanças tecnológicas vêm delineando o que, dependendo do autor, tem sido caracterizado como era informacional, da informação ou do conhecimento. Castells (1999), por exemplo, afirma que vivemos sob o modo de desenvolvimento informacional. Para analisar a mudança do papel do conhecimento ao longo da história, lança mão da categoria modo de desenvolvimento, que será considerada neste ensaio. Muitas vezes, esses conceitos são utilizados sem muita precisão, dificultando a compreensão da realidade. Qual é o mais apropriado para apreender o momento em que vivemos? Este artigo busca analisá-los criticamente e situar o papel da educação nesse contexto. A escola tem conseguido dar respostas às demandas de um mundo em transformação? A profusão de reformas curriculares que vem sendo implantada em diversos países é um indício de que não, de que a educação escolar ainda não encontrou um caminho consistente. Além disso, a educação não pode se restringir a dar respostas às demandas do sistema produtivo, antes de tudo deve estar voltada para a emancipação humana. E a geografia, tem conseguido adaptar-se às transformações do mundo contemporâneo e, ao mesmo tempo, explicá-lo adequadamente? O texto também levanta algumas questões acerca do papel da geografia - acadêmica e escolar - nesse contexto, embora sem aprofundá-las, o que exigiria outro artigo.
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