Extensão universitária no currículo das licenciaturas: inovação e relação de sentido DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0010 - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0010
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a extensão universitária como elemento curricular na formação de professores, ressaltando seu papel na construção de saberes necessários ao exercício da docência, em uma perspectiva inovadora, a partir da concepção de inovação pedagógica desenvolvida por Carlos Nogueira Fino, que alia investigação e práticas pedagógicas. Utilizou-se como embasamento teórico a concepção de campo em Pierre Bourdieu, como forma de analisar o espaço social em que os currículos dos cursos de formação de professores são construídos, as relações entre os agentes construtores e a institucionalização do debate. Na análise da recategorização da extensão universitária como elemento curricular impulsionador da construção e desenvolvimento de relações de saber, buscou-se embasamento em Maurice Tardiff e Bernard Charlot. Essas relações, por sua vez, ao serem compreendidas como produções do universo da prática em sua multidimensionalidade, encaminham- se para a discussão efetivada por Angél Pérez Gomez, que atenta para os riscos de descontextualização a que a individualização das práticas pode incorrer. Conclui-se que o desenvolvimento de práticas extensionistas se estabelece como uma rede relacional em que os agentes articulam as demandas sociais e as proposições advindas dos saberes em construção, estabelecendo relações de sentido que se configuram como uma das estruturas dos mecanismos de produção, transmissão e difusão do capital cultural na formação docente.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.