Acessibilidade no atendimento educacional de alunos público-alvo da Educação Especial em uma Classe Hospitalar do estado do Rio Grande do Sul

Autores

  • Angélica Regina Schmengler Universidade Federal de Santa Maria
  • Soraia Napoleão Freitas Universidade Federal de Santa Maria
  • Sílvia Maria de Oliveira Pavão Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0007

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de verificar como uma Classe Hospitalar de um hospital público de Santa Maria se estrutura e se organiza para o atendimento educacional de alunos-pacientes público-alvo da Educação Especial, de forma a contribuir para com a acessibilidade em ambiente hospitalar. Qualitativo do tipo estudo de caso, o estudo contou com a análise de conteúdo de Bardin (2011). Realizaram-se observação e entrevistas semiestruturadas com a coordenadora pedagógica e as bolsistas do Setor Educacional e com duas mães de alunos em tratamento de saúde. Um menino com baixa visão e outro com altas habilidades/superdotação receberam o atendimento educacional de 2014 a 2015, havendo acessibilidade pedagógica e atitudinal para ambos. Constataram-se, porém, aspectos deficitários quanto à acessibilidade arquitetônica e de comunicação para atender aos educandos com deficiência física, auditiva e visual.

 

Palavras-chave: Classe hospitalar. Atendimento educacional. Acessibilidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angélica Regina Schmengler, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Gestão Educacional e Pedagoga pela UFSM. Acadêmica do curso de Educação Especial Noturno da UFSM. Professora dos Anos Inicias da rede municipal de Agudo/RS. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social.

Soraia Napoleão Freitas, Universidade Federal de Santa Maria

PhD em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Educação Psicomotora pela UFSM. Professora convidada do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Atuou como professora Titular do Departamento de Educação Especial da UFSM. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social.

Sílvia Maria de Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora pela Universidad Autonoma de Barcelona. Mestre em Inovação e Sistema Educativo pela Universidad Autonoma de Barcelona. Educadora Especial pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e Inclusão.

Downloads

Publicado

2017-12-11

Como Citar

SCHMENGLER, A. R.; FREITAS, S. N.; PAVÃO, S. M. de O. Acessibilidade no atendimento educacional de alunos público-alvo da Educação Especial em uma Classe Hospitalar do estado do Rio Grande do Sul. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 128–144, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i1.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10281. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos