Tensões e contradições das políticas educacionais dos governos de Lula e Dilma Rousseff: aprendendo com as lições do passado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.22022.078

Resumo

As políticas educacionais realizadas pelos governos Lula e Dilma Rousseff foram marcadas por tensões e contradições com diferentes concepções de justiça. O objetivo deste artigo é, assim, analisar algumas dessas políticas, em busca de identificar essas contradições. Com base em uma revisão de literatura e um levantamento documental, identificou-se um cenário de ambiguidades com ações que, ao mesmo tempo que promoveram, de forma substancial, o direito à educação de setores historicamente marginalizados na sociedade, desenvolveram mecanismos de regulação meritocrática pautados nas avaliações em larga escala que ameaçaram a trajetória escolar dos mais vulneráveis. É um efeito das alianças realizadas pelos governos democrático-populares com distintos grupos sociais, dentre eles empresariais, cujos reflexos não se restringiram somente ao campo educativo. Os resultados apontam para a necessidade de se refletir sobre essas experiências para se evitar certas trilhas que levaram ao debilitamento do contexto escolar.

Palavras-chave: Políticas educacionais. Governos democrático-populares. Nova gestão pública.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Maria Clementino, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista de Pós-doutorado em Educação na UFMG, apoiada pelo Programa de Pós-Doutorado Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Dalila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular de Políticas Públicas em Educação da UFMG. Pesquisadora 1A do CNPq.

Downloads

Publicado

2023-08-11

Como Citar

CLEMENTINO, A. M.; OLIVEIRA, D. A. Tensões e contradições das políticas educacionais dos governos de Lula e Dilma Rousseff: aprendendo com as lições do passado . Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.22022.078. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22022. Acesso em: 28 abr. 2024.