Retenção e rotatividade docente nas Redes Municipais de Ensino no Brasil

Autores

  • Edmilson Antonio Pereira Junior
  • Dalila Andrade Oliveira UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0006

Resumo

Este artigo analisa as taxas de retenção e de rotatividade dos docentes da Educação Básica nas Redes Municipais de Ensino no Brasil referentes ao período 2015-2016. Tais medidas foram operacionalizadas com base nos microdados do Censo Escolar, tendo considerado os fluxos de entrada e de saída dos professores, de um ano para o outro, nos estabelecimentos educacionais vinculados administrativamente aos municípios. Além dos resultados das taxas de retenção e de rotatividade de todos os municípios do país, foram apresentadas as características dos docentes (sexo, cor/raça, etapa da Educação Básica, tipo de contratação e localização da escola).

 

Palavras-chave: Retenção. Rotatividade. Docentes. Redes Municipais de Ensino.

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Biografia do Autor

Edmilson Antonio Pereira Junior

Pós-Doutorando PNPD/CAPES na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG)

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Publicado

2018-06-26

Como Citar

PEREIRA JUNIOR, E. A.; OLIVEIRA, D. A. Retenção e rotatividade docente nas Redes Municipais de Ensino no Brasil. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 734–749, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i3.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12078. Acesso em: 13 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos