Atuação dos Conselhos Estaduais de Educação da Região Sul do Brasil durante a pandemia de covid-19: contradições entre o direito à vida e à educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24442.049

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma investigação sobre a atuação dos Conselhos Estaduais de Educação da Região Sul do Brasil durante o período pandêmico da covid-19 e a influência de seus atos normativos na redução ou no aprofundamento das desigualdades sociais e educacionais, bem como na garantia do direito à educação. O processo investigativo ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica e documental, a qual foi norteada por revisão da produção a respeito da temática e análise de documentos normativos dos respectivos Conselhos, tendo como recorte temporal o período da pandemia da covid-19, entre os anos de 2020 e 2022. As análises empreendidas indicam que os Conselhos de Educação investigados procuraram mitigar os impactos negativos da pandemia, com vistas à garantia do acesso à educação. No entanto, suas decisões refletiram um formalismo burocrático que, ao priorizar o direito à vida, desconsiderou ou minimizou as reais necessidades da comunidade escolar, contribuindo para o aprofundamento das desigualdades.

Palavras-chave: Política educacional. Direito à educação. Conselhos de Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Estefani de Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – Bolsista do CNPq. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UEPG. 

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

2025-07-31

Como Citar

OLIVEIRA, E. de; FLACH, S. de F. Atuação dos Conselhos Estaduais de Educação da Região Sul do Brasil durante a pandemia de covid-19: contradições entre o direito à vida e à educação. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24442.049. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24442. Acesso em: 5 dez. 2025.