Performatividade e educação: a política das avaliações em larga escala e a apropriação da mídia

Autores

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.131137

Resumo

O trabalho aborda a avaliação em larga escala na Educação Básica e a performatividade, ambas problematizadas a partir da apropriação da mídia de grande circulação enquanto estrutura que materializa e coloca em perspectiva, de alguma forma, o debate acerca da Educação nacional e dos princípios de qualidade da mesma, no escopo de adensar discussões (e olhares) sobre a qualidade na escola.  Para tanto, o texto apoia-se em fontes documentais constituídas por 1.924 produtos midiáticos recolhidos a partir dos elementos disponíveis on-line nos sites de três importantes revistas semanais de circulação nacional, no recorte temporal de 1996 a 2007. Como conclusão o texto aponta que a mídia potencializa o caráter de performatividade das avaliações em larga escala, no contexto do Estado avaliador, na medida em que torna público e, portanto, relevante, os índices e indicadores de escolas e sistemas de ensino, focalizando a competição e o desempenho como parâmetros de qualidade.

 

Palavras-chave: Mídia. Educação. Avaliação em larga escala. Performatividade. Desempenho.

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Biografia do Autor

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo / RS

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Publicado

2010-12-30

Como Citar

ESQUINSANI, R. S. S. Performatividade e educação: a política das avaliações em larga escala e a apropriação da mídia. Práxis Educativa, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 131–137, 2010. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.5i1.131137. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1023. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos