A problematização na formação em saúde: aplicabilidade e dificuldades da práxis docente

Autores

  • Fabiana Claudia de Vasconcelos França FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO DISTRITO FEDERAL - FUNAB/DF
  • Luiz Síveres Universidade Católica de Brasília - UCB

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.012

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender a práxis docente, no desenvolvimento da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, na formação do enfermeiro do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior pública no Distrito Federal. Identificaram-se a aplicabilidade do Arco de Maguerez pelos docentes, bem como as potencialidades e as dificuldades nos cenários de prática. Optou-se pela abordagem da investigação qualitativa e pela pesquisa participante. Foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: observação não participante e entrevista semiestruturada. O estudo foi desenvolvido com dez docentes e a análise da observação e das falas foi realizada por meio da análise de conteúdo, segundo Bardin. Os resultados evidenciaram que as dificuldades estão relacionadas à gestão das atividades, com alguns impasses pedagógicos inerentes à práxis docente e com outras lacunas que se fazem pertinentes para reflexão docente no uso dessa metodologia problematizadora.

 

Palavras-chave: Método da problematização. Formação profissional. Práxis pedagógica. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiana Claudia de Vasconcelos França, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO DISTRITO FEDERAL - FUNAB/DF

Enfermeria, coorenadora da pós- graduaçao ensino e pesquisa da FUNAB/DF

Mestre em educação pela Universidade Católica de Brasilia - UCB/Dsitrito Federal.

 

 

Luiz Síveres, Universidade Católica de Brasília - UCB

Doutor em Educação, Coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília.

NOTA IMPORTANTE: O professor Luiz Síveres foi orientador nesta dissertação de Mestrado do referido programa de pós-graduação em educação.

Downloads

Publicado

2018-10-25

Como Citar

FRANÇA, F. C. de V.; SÍVERES, L. A problematização na formação em saúde: aplicabilidade e dificuldades da práxis docente. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 215–231, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n1.012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12272. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)