Ética na pesquisa em Psicologia e Educação em Portugal: contributos para pensar o caso brasileiro

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DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.15213.006

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre o modelo português de regulação da conduta em pesquisa nas áreas de Educação e Psicologia com a finalidade de contribuir para o debate brasileiro sobre esse tema. Com relação ao método, trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quanti-qualitativa, baseada na análise documental combinada com a análise hermenêutica objetiva de dados coletados por meio da técnica do survey, utilizada para o levantamento de opiniões de doutorandos em Educação e em Psicologia de Portugal. É possível apontar como principais conclusões do estudo: (1) a semelhança entre os dois modelos no tocante a um enfrentamento majoritariamente normativo da questão ética em pesquisa; e (2) o caráter mais descentralizado do modelo português, que combina orientações gerais transnacionais com normativas setoriais e nacionais, de forma a contemplar uma maior participação das Universidades, das associações representativas das diferentes áreas e dos próprios pesquisadores.

Palavras-chave: Ética na pesquisa. Regulação. Psicologia e Educação. Portugal e Brasil.

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Publicado

2020-10-21

Como Citar

SAVI NETO, P.; DE LA FARE, M.; NASCIMENTO, I. Ética na pesquisa em Psicologia e Educação em Portugal: contributos para pensar o caso brasileiro. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–20, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.15213.006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15213. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética e pesquisa em Educação: novas investigações