Escola sem Partido: análise de uma rede conservadora na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15290.053

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e analisar o movimento Escola sem Partido, que articula atores sociais em torno de uma agenda conservadora para a educação no Brasil. A partir de uma análise de redes políticas de governança, apoiada em estudos de Ball, com a utilização de uma metodologia qualitativa de redes e uso do aplicativo Gephi, o texto analisa alguns atores sociais importantes para a sustentação dessa iniciativa conservadora. A pesquisa demonstra que o Escola sem Partido, embora divulgue ser uma iniciativa contra a doutrinação ideológica, é resultado de uma grande combinação de interesses ideológicos, conservadores e partidários. Como resultado da pesquisa, o artigo mostra que o Escola sem Partido é mais um movimento em torno de uma luta por hegemonia ideológica no campo educacional.

Palavras-chave: Escola sem Partido. Redes políticas. Governança. Educação.

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Publicado

2020-06-02

Como Citar

GOMES DE LIMA, I.; MOREIRA HYPOLITO, Álvaro. Escola sem Partido: análise de uma rede conservadora na educação. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–17, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.15290.053. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15290. Acesso em: 22 nov. 2024.