Desigualdade social na educação pública no período da pandemia da covid-19: análise de produções da área da Educação
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22762.105Resumo
Este texto, a partir do referencial teórico-metodológico materialista histórico-dialético, tem por objetivo explicitar dados de análise sobre como produções acadêmicas da área da Educação abordaram a desigualdade social e seus impactos na educação pública brasileira no período da pandemia da covid-19. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, orientada pelo estado do conhecimento. O levantamento e a seleção de material foram realizados nas bases de dados do Portal de Periódicos e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), contemplando o período de 2020 ao início de 2022. A pesquisa analisou, no total, 34 artigos e dez dissertações de Mestrado. Para tratar da desigualdade social no Brasil, além de bibliografia que discute a temática, utilizaram-se documentos, entre eles, o relatório da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua (2021). Os resultados indicam que as produções, ao discutirem a educação na pandemia, apontam reflexos da desigualdade social sobre ela, ainda que, no geral, não avancem na discussão sobre a relação entre os elementos que compõem essa desigualdade.
Palavras-chave: Desigualdade social. Educação. Pandemia da covid-19. Pesquisas em Educação.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práxis Educativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.