O tratamento destinado às diferenças nos currículos desenvolvimentista, psicomotor e crítico da Educação Física

Autores

  • Pedro Xavier Russo Bonetto Universidade de São Paulo
  • Marcos Ribeiro das Neves Universidade de São Paulo
  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0009

Resumo

A diferença, no sentido da identidade cultural, desponta como demanda urgente aos currículos de todas as disciplinas. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo identificar o tratamento dado às diferenças por algumas das propostas mais relevantes na área da Educação Física. Foram analisadas três obras brasileiras que reconhecidamente influenciaram na disseminação dos currículos psicomotor (FREIRE, 1989), desenvolvimentista (TANI et al., 1988) e crítico-superador (SOARES et al.,1992). Os resultados revelam uma perspectiva conservadora baseada a. na assimilação das diferenças ou b. na apropriação humanística, respaldada na crença do princípio de igualdade independentemente de questões de etnia, gênero ou sexualidade. A conclusão é de que, em ambos os casos, o que se busca é integrar os diferentes grupos culturais à cultura dominante para que todos possam competir em grau de igualdade na sociedade capitalista moderna.

 

Palavras-chave: Diferença. Educação Física. Currículo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pedro Xavier Russo Bonetto, Universidade de São Paulo

Mestre em Educação pela USP. Membro do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar da FEUSP

Marcos Ribeiro das Neves, Universidade de São Paulo

Mestrando em Educação pela USP. Membro do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar da FEUSP

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo

Departamento de Metodologia e Educação Comparada da Faculdade de Educação da USP

Downloads

Publicado

2017-07-06

Como Citar

BONETTO, P. X. R.; NEVES, M. R. das; NEIRA, M. G. O tratamento destinado às diferenças nos currículos desenvolvimentista, psicomotor e crítico da Educação Física. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 448–463, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i2.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8805. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Física escolar no contexto da inclusão e diferença