Perspectivas de reforma educacional nos periódicos da área da Educação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.8.22039.015Abstract
Este artigo consiste em uma metapesquisa sobre reformas educacionais. Analisa-se, assim, uma pesquisa sobre pesquisas com o referido tema no interior do campo da Política Educacional no Brasil. As discussões sobre a reforma educacional evidenciadas decorrem de uma tese de Doutorado em Educação, cuja finalidade principal foi investigar as epistemologias aplicadas no estudo da reforma educacional a partir do Enfoque das Epistemologias da Política Educacional. A pesquisa utilizou como principais indicadores: a quantidade de publicações por periódico; o ano de publicação; a procedência institucional e o local dos autores dos artigos; o tipo de vínculo institucional; a tematização; o tipo de pesquisa e sua abrangência; o contexto de análise; as perspectivas epistemológicas; os autores referência e conceitos principais. Os dados empíricos derivam de artigos científicos Qualis A (Educação), dos quais foram apreendidas as múltiplas perspectivas teórico-epistemológicas escolhidas pelos pesquisadores na investigação da reforma educacional. As análises revelam a prevalência de um pluralismo metodológico ou uma teorização combinada na investigação da reforma educacional, com expressiva recorrência do uso de teorias classificadas como marxistas ou neomarxistas.
Palavras-chave: Reforma educacional. Metapesquisa. Epistemologias.
Metriken
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.