Perspectiva ético-ontoepistemológica e a contribuição da Filosofia da Práxis para análise do ensino da Política Educacional

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.9.22954.007

Abstract

Neste artigo, aborda-se a importância da disciplina Política Educacional na formação de professores, destacando seu papel na preparação de futuros educadores para lidar com as demandas das políticas educacionais. Enfatiza-se a necessidade de uma abordagem crítica e propositiva na análise do ensino da Política Educacional. Para isso, o artigo explora as contribuições da ético-ontoepistemologia em correlação com a Filosofia da Práxis como perspectivas que podem fortalecer um ensino crítico e propositivo na formação de professores. Conclui-se que assumir a perspectiva da ético-ontoepistemologia alicerçada na Filosofia da Práxis pode contribuir para o desenvolvimento de uma formação inicial de professores mais crítica e comprometida com a transformação social.

Palavras-chave: Disciplina Política Educacional. Ético-ontoepistemologia. Filosofia da Práxis.

Metriken

Metriken werden geladen ...

Autor/innen-Biografie

Gregory Luis Rolim Rosa, Universidade Federal do Rio Grande

Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Doutorado em Educação, Professor Adjunto do Instituto de Educação da FURG.

Veröffentlicht

2024-06-11

Zitationsvorschlag

ROSA, G. L. R. Perspectiva ético-ontoepistemológica e a contribuição da Filosofia da Práxis para análise do ensino da Política Educacional. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 9, p. 1–14, 2024. DOI: 10.5212/retepe.v.9.22954.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/22954. Acesso em: 21 nov. 2024.

Ausgabe

Rubrik

Artículos