A teoria de Basil Bernstein: testabilidade, refutabilidade e predições sobre a produção e a implementação de políticas educacionais

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.11.25882.002

Abstract

O presente artigo tem por objetivos: a) indicar a testabilidade e a refutabilidade do argumento que Basil Bernstein demonstrou para solucionar o problema da relação entre classe social, modo de expressão cognitiva e predisposição ou resistência aos processos escolares; e b) apresentar três predições, deduzidas da Teoria do Discurso Pedagógico (TDP) de Bernstein, bem como sua testabilidade e refutabilidade na pesquisa em Política Educacional. Pretende-se demonstrar que a teoria de Basil Bernstein atende à cientificidade popperiana, pois é constituída de proposições empiricamente testáveis e refutáveis e, enquanto tal, pode oferecer predições sobre a produção e a implementação de políticas educacionais. A partir dessas análises e proposições, o artigo pretende contribuir para: a) explicitar em que medida se pode estudar a Sociologia da Educação bernsteiniana a partir da Filosofia da Ciência popperiana; b) indicar como a teoria de Bernstein pode contribuir para a pesquisa crítica e para o desenvolvimento teórico na Sociologia da Educação; c) questionar o relativismo epistemológico; e d) oferecer um modelo bernsteiniano crítico para a pesquisa empírica no campo da Política Educacional.

Palavras-chave: Basil Bernstein. Karl Popper. Políticas educacionais.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Metriken

Metriken werden geladen ...

Autor/innen-Biografien

Manoel Ayusso Martins, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Jefferson Mainardes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Veröffentlicht

2026-01-02

Zitationsvorschlag

MARTINS, M. A.; MAINARDES, J. A teoria de Basil Bernstein: testabilidade, refutabilidade e predições sobre a produção e a implementação de políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 11, p. 1–22, 2026. DOI: 10.5212/retepe.v.11.25882.002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/25882. Acesso em: 7 jan. 2026.

Ausgabe

Rubrik

Artículos