Práticas de interpretação e tradução na produção científica do neoconservadorismo e das políticas educacionais neoconservadoras
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.7.20704.010Abstract
Este trabalho apresenta resultados parciais de uma investigação em curso sobre o tema neoconservadorismo e políticas neoconservadoras no campo educacional. Busca analisar como se configuram as práticas de interpretação e tradução da temática em artigos publicados no decorrer da década de 2012 a 2022. O estudo ampara-se em pressupostos da metapesquisa com ênfase nas Epistemologias de Políticas Educacionais. Nele, procede-se a um levantamento dos artigos escritos por pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as em periódicos de abrangência nacional e internacional, seguido da seleção de uma amostra das produções no campo das políticas educacionais com vistas à categorização e à análise das perspectivas teórico-epistemológicas, dos enfoques e dos posicionamentos epistemetodológicos. Com a pesquisa, percebe-se a mobilização de uma produção significativa de estudos sobre o neoconservadorismo e os esforços empreendidos por comunidades científicas, ao redor do mundo, na interpretação/tradução dos desdobramentos gerados pelas políticas neoconservadoras na educação. Diferentes perspectivas teórico-epistemológicas entram em ação nesse processo de análise, sustentando-se, grande parte dos estudos na tradição acadêmica marxista e tendem a um posicionamento crítico-normativo. Embora em menor proporção, outras teorias e epistemologias também são evidenciadas, gerando novas leituras em relação aos acontecimentos presentes. Desprende-se dessa intensa movimentação a afirmativa do compromisso ético frente ao debate dessas questões que afetam a educação e requerem posicionamentos claros e coerentes das comunidades científicas.
Palavras-chave: Neoconservadorismo. Políticas educacionais. Metapesquisa.
Metriche
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.