Bibliotecas, livros e jardins: os espaços e os objetos de saberes científicos nos relatos de viagem sobre as regiões do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia - 1815 e 1820

Autores

  • Daniela Casoni Moscato Doutora em História pela UFPR, Membro do CEibero - grupo de pesquisa Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos, Professora da SEED-PR.

Palavras-chave:

História das Ciências, História da Leitura

Resumo

O artigo analisa as concepções de Maximilian de Wied-Neuwied, Carl Friedrich Philipp von Martius e Johann Baptist Spix sobre os espaços e objetos de saberes no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Salvador entre 1815 e 1820. Por objetos e locais de saberes, entende-se que são veículos de circulaçãodos conhecimentos existentes no universo científico. Primeiramente, destaca-se o campo próprio da ciência moderna europeia e sua proliferação pelos espaços formais de conhecimento e pelas viagens filosóficas setecentistas e oitocentistas. Compreende-se como tais concepções sobre o mundo natural aparecem nos livros de viajantes que tiveram contanto com a ciência portuguesa na Metrópole e na Colônia. Num segundo momento, analisa-se esses elementos como recursos literários obrigatórios na literatura científica de viagem e símbolos de constatação do saberes sobre o mundo natural. Nesse sentido, tais temas são essenciaisem uma cultura científica pautada em particulares experiências, mas dependente de ciclos de acumulação e redes de sociabilidades. Essas práticas são percebidas quando os estrangeiros elaboram testemunhos de determinadas regiões brasileiras.

Downloads

Biografia do Autor

Daniela Casoni Moscato, Doutora em História pela UFPR, Membro do CEibero - grupo de pesquisa Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos, Professora da SEED-PR.

Possui graduação em Licenciatura Em História pela Universidade Estadual de Londrina (1998), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e Doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2017)com sanduíche na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Atualmente, é professora do Governo do Estado do Paraná e Professora Formadora no curso Licenciatura em História modalidade a distância UAB/UEPG. Tem experiência na área de História atuando principalmente nos seguintes temas: leituras, leitor, indivíduo, cultura, viagens e ciência.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

MOSCATO, D. C. Bibliotecas, livros e jardins: os espaços e os objetos de saberes científicos nos relatos de viagem sobre as regiões do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia - 1815 e 1820. Revista de História Regional, [S. l.], v. 23, n. 2, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/12014. Acesso em: 25 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.