Bibliotecas, livros e jardins: os espaços e os objetos de saberes científicos nos relatos de viagem sobre as regiões do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia - 1815 e 1820
Palavras-chave:
História das Ciências, História da LeituraResumo
O artigo analisa as concepções de Maximilian de Wied-Neuwied, Carl Friedrich Philipp von Martius e Johann Baptist Spix sobre os espaços e objetos de saberes no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Salvador entre 1815 e 1820. Por objetos e locais de saberes, entende-se que são veículos de circulaçãodos conhecimentos existentes no universo científico. Primeiramente, destaca-se o campo próprio da ciência moderna europeia e sua proliferação pelos espaços formais de conhecimento e pelas viagens filosóficas setecentistas e oitocentistas. Compreende-se como tais concepções sobre o mundo natural aparecem nos livros de viajantes que tiveram contanto com a ciência portuguesa na Metrópole e na Colônia. Num segundo momento, analisa-se esses elementos como recursos literários obrigatórios na literatura científica de viagem e símbolos de constatação do saberes sobre o mundo natural. Nesse sentido, tais temas são essenciaisem uma cultura científica pautada em particulares experiências, mas dependente de ciclos de acumulação e redes de sociabilidades. Essas práticas são percebidas quando os estrangeiros elaboram testemunhos de determinadas regiões brasileiras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.