A atuação da Comissão Sanitária de Campinas-SP: ações de polícia sanitária no período republicano
Palavras-chave:
História regional, História da saúde.Resumo
Através de uma revisão bibliográfica e documental, este artigo trata das ações preventivas, políticas e sociais adotadas em Campinas-SP pelo poder público para o campo da saúde, em finais do século XIX e início do XX. Este período é marcado por sucessivas epidemias de febre amarela na cidade. Tais ações embasaram-se no aparato legislativo que tomava corpo nos anos iniciais da República. Na área da saúde, este aparato, ficou primordialmente a cargo do Serviço Sanitário do Estado. Em Campinas, a febre amarela ‘exigiu’ do Serviço Sanitário um meio atuante, fazendo com que este órgão instituísse a Comissão Sanitária no ano de 1896. Esta ‘extensão’ do Serviço Sanitário na cidade, além do combate através de ações práticas para conter os constantes surtos de febre amarela, também foi responsável pelo desenvolvimento das obras de saneamento e a aplicação da polícia sanitária. A partir de fontes primárias, principalmente de origem administrativa da Comissão, compõe-se um cenário deste marcante período na história da “Princesa D’Oeste”.
Palavras-chave: Campinas, São Paulo, Comissão Sanitária.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.