O Cura d’Ars e a representação do pastor das almas (1786-1859)

Authors

  • Tiago Pires Unicamp

Keywords:

História da Igreja, Religião, História Cultural

Abstract

Pretendemos analisar como a representação do sacerdote como um pastor das almas e a espiritualidade do bom pastor foram construídas e manuseadas por meio de narrativas biográficas e hagiográficas, tendo como objetivo elaborar identidades eclesiásticas voltadas para o fortalecimento da fé católica diante dos desafios postulados pela cultura moderna no contexto do pós-Revolução Francesa. Para tanto, o estudo da trajetória do padre João Maria Batista Vianney, o Cura d’Ars (1786-1859), mostra-se apropriado, haja vista que ele foi um dos eclesiásticos mais emblemáticos a encampar esse modelo de pastor das almas nessa conjuntura, além de ser utilizado como representação exemplar de sacerdote por muitos papas e religiosos desde o início do seu processo de canonização, em 1862.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Tiago Pires, Unicamp

Mestrando em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de História Cultural. Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Integrante do Grupo de Pesquisa em Historiografia Religiosa-UFOP. Participa desde 2008 do Programa de Extensão Cantaria-UFOP, desenvolvendo pesquisas e atividades sobre educação, cultura e patrimônio histórico. Desenvolvo pesquisa e tenho interesse nos seguintes temas: história da espiritualidade católica, escrita eclesiástica, historiografia religiosa, extensão universitária e educação patrimonial.

Published

2013-12-13

How to Cite

PIRES, T. O Cura d’Ars e a representação do pastor das almas (1786-1859). Revista de História Regional, [S. l.], v. 18, n. 2, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/5458. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.